Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Igor Mogne único atleta moçambicano no evento

 

O NADADOR olímpico Igor Mogne é o único atleta moçambicano presente nos XIII Campeonatos Mundiais de Piscina Curta, que ontem arrancaram em Windsor, no Canadá. O evento, que junta os melhores nadadores do planeta em piscina de 25 metros, prolongar-se-á até segunda-feira.

 

Segundo informações avançadas pelo presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), Fernando Miguel, as nadadoras Jéssica Cossa e Jannah Sonnenschein, na Rússia e Holanda, respectivamente, e que constavam da convocatória para Windsor, estão indisponíveis devido a compromissos académicos (exames).

 

Jéssica Cossa e Jannah Sonnenschein, as melhoras nadadoras nacionais da actualidade, são as únicas que respondem aos requisitos (mínimos) de participação exigidos no evento, isto de acordo com o secretário-geral da FMN, Edgar Chitsondzo.

 

Por ser campeonatos de piscina curta e não havendo internamente atletas que pudessem corresponder a este chamamento, vimo-nos impossibilitados de indicar outras nadadoras”, justificou-se Chitsondzo.

 

Sendo assim, Igor Mogne, cuja última aparição ao serviço da Selecção Nacional foi no Campeonato Africano de Piscina Longa, em Bloemfontein, na vizinha África do Sul, vai tentar, entre as estrelas de natação mundial, vincar o seu talento, entanto que melhor nadador moçambicano dos últimos tempos. O jovem atleta vai nadar nos 50, 100, 200 e 400 metros livres, suas especialidades de eleição; 50 mariposa e 100 costas. Mas é em 200 e 400 livres onde Mogne deposita maior confiança, depois de dois quartos lugares, respectivamente, em Bloemfontein.

 

Entretanto, esta é a segunda vez consecutiva que Jéssica Cossa e Jannah Sonnenschein falham mais uma competição de grande nível, depois do “Africano” de Bloemfontein.

 

FMN NOS ENCONTROS DA FINA

 

Paralelamente aos “Mundiais” de Windsor, decorrem no Canadá as reuniões promovidas pela Federação Internacional de Natação (FINA), nomeadamente “World Aquatic Convention”, uma plataforma de concertação entre atletas de referência, dirigentes, empresários, cientistas, pesquisadores, organizações não-governamentais e internacionais; e “Sports Medicine Congress” e “Golden Coach Clinic”.

 

Nestes eventos, a FMN far-se-á representar, respectivamente, pelo vice-presidente da instituição, Sérgio Rodrigues; presidente do Conselho de Desenvolvimento, João Carlos Mabjaia; e por José Ferrão, técnico do Ferroviário da Beira, indicado para acompanhar a selecção.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

1 comentário

Comentar post