Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

GALA DO DESPORTO: Nove categorias em disputa

 

A QUINTA Gala do Desporto que terá lugar a 10 de Dezembro, na capital do país, contará com nove categorias por distinguir como os melhores do ano, destacando-se a introdução de duas especiais, nomeadamente prémio de alto prestígio e menções honrosas.

 

O facto foi dado a conhecer na tarde de terça-feira pelo director-geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE), António Munguambe, implementador da iniciativa que é levada a cabo pelo Ministério da Juventude e Desportos, visando homenagear os que mais se destacam no país.

 

As categorias deste ano são Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Atleta Revelação, Melhor Treinador, Melhor Atleta Paralímpico, em ambos os sexos e o Atleta Mais Popular, Jornalista Desportivo do Ano (Imprensa escrita, Rádio e Televisão), ao que se junta ao Prémio Alto Prestígio e Menções Honrosas.

 

Estes dois últimos prémios, segundo Munguambe, seriam atribuídos a pessoas, clubes, federações, agentes económicos e outras instituições que tem tido um contributo assinalável para o desporto nacional.

 

O atleta popular será votado via mensagem telefónica “sms por qualquer cidadão interessado, sendo que as restantes categorias terão a votação do júri, que segundo a organização é composta por pessoas de reconhecido mérito no desporto e não só.

 

Para as Menções Honrosas e o Prémio Alto Prestígio, a votação será da exclusiva responsabilidade do Ministério da Juventude e Desportos.

 

A gala deste ano, segundo António Munguambe será associada aos 40 anos da Independência Nacional, tendo como lema “Unidade Nacional, Paz e Progresso”.

 

A cerimónia a ter lugar na noite de 10 de Dezembro terá três fases, nomeadamente a premiação dos atletas que conquistaram medalhas durante o ano em diferentes competições internacionais em que o país se fez presente, seguindo-se a distinção dos melhores do ano, culminando com o jantar.

 

Os medalhados nas competições internacionais serão premiados à luz da Lei do Desporto, portanto, de forma diferente dos que concorrem para melhores do ano.

 

A votação popular terá lugar de 10 a 20 de Novembro próximo, sendo que a reunião de júri para avaliar a eleição realiza-se a 26 do mesmo mês. O Atleta Mais Popular do Ano será votado de 16 de Novembro a 10 de Dezembro.

 

Refira-se que apenas o Melhor Atleta Masculino e Feminino do Ano é que terão prémio monetário. Os restantes irão receber certificados de mérito e estatuetas.

 

Refira-se que Juliano Máquina (boxe) e Leia Dongue (basquetebol) foram os melhores da última edição.

 

 

Fonte:Jornal Noticias