Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 20 DE Novembro 2014

 

AS federações desportivas nacionais queixam-se do facto de o Fundo de Promoção Desportiva (FPD) estar a efectuar desvios de aplicação ou cortes sistemáticos no dinheiro alocado no âmbito dos contratos-programa assinados anualmente para o seu funcionamento e cumprimento de actividades previstas nas suas planificações.

 

 

 

Algumas federações classificam este ano de pior, porque, para além de se ter tornado público tardiamente a não disponibilização dos fundos prometidos, o FPD “cortou”, nalguns casos, a pequena parte do valor assegurado às instituições desportivas nacionais. Aliás, a insatisfação agrava-se ainda pelo facto de, para além de o pouco dinheiro alocado ser atribuído por tranches, ainda ser sujeito a cortes

 

 

Essas federações alegam ainda nunca terem recebido os fundos prometidos na totalidade, e acreditam no facto de ter havido desvios para a satisfação das prioridades de outras instituições desportivas em detrimento de outras, como são os casos do basquetebol e futebol.A Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), por exemplo, queixa-se do facto de não ter recebido os dois milhões de meticais autorizados para a presente época.

 

 

Recebemos mais ou menos 50 por cento do valor e preocupa-nos o facto de esta ser a segunda vez consecutiva que não recebemos o valor na totalidade. O que me preocupa é que os nossos fundos são desviados para outras modalidades. Mas quero lembrar que o atletismo é a modalidade que deu e continua a dar mais medalhas ao país”, desabafou o presidente da FMA, Shafee Sidat, acrescentado que o atletismo está a ser prejudicado perante um orçamento que é ainda escasso.

 

 

O presidente da FMA disse que compreende as dificuldades do país, mas a sua maior preocupação é o facto de não poder organizar a “Corrida São Silvestre”, que é uma prova de dimensão internacional e que atrai atletas nacionais e estrangeiros.

 

 

A Corrida São Silvestre é uma prova com tradição no nosso país, e seria uma grande baixa não acolher o evento, depois do sucesso que tivemos no ano passado”, advertiu.

A Federação de Xadrez é outra que não recebeu na totalidade os fundos autorizados para este ano. A respectiva presidente, Selma Simango, afirmou que o FPD alocou 30 por cento do que pediu, ou seja 1.100 milhão de meticais. E deste valor, recebeu 950 mil meticais. “Por isso que cancelámos algumas provas. Não temos dinheiro para os campeonatos nacionais e assembleia-geral ordinária para a prestação do relatório de actividades e contas, bem como a revisão de estatutos”, disse Simango, ajuntando que a federação que dirige recebeu apenas 80 por cento do valor autorizado pelo FPD.

 

 

Enquanto isso, o presidente da Federação de Karate, Carlos Dias, lamentou o facto de a decisão aparecer na etapa final do ano, por sinal altura que normalmente se realizam os campeonatos nacionais e internacionais. Disse que a instituição que dirige recebe 1.250 milhão de meticais anuais. Porém, o valor não foi disponibilizado na totalidade este ano.

 

 

Temos os mundiais na Alemanha a partir do dia 4 de Novembro. Recebemos a carta do FPD há duas semanas narrando que não há dinheiro. Nem usámos 80 por cento do valor, ou seja, gastámos entre 300 a 400 mil meticais. O que nos transtorna é o facto de os mundiais constarem no contrato programa deste ano e calharem com a eleição de novos corpos gerentes da organização internacional. Na qualidade de vice-presidente da Zona VI, é imperioso que estejamos representados”, comentou Dias, acrescentando que o problema é sistemático.

 

 

Desde os Jogos Africanos de 2011 que isto acontece e para nós torna-se ainda mais complicado, porque as nossas realizações acontecem no fim do ano”, anotou. 

 

 

Por seu turno, a Federação de Ginástica Desportiva, cujo pacote para este ano estava situado em 350 mil meticais, recebeu 85 por cento do montante. Contudo, de acordo com o presidente, Edmundo Ribeiro, as actividades contempladas pelo valor foram já realizadas.Fizemos ajuste do que planificamos porque o dinheiro que recebemos nunca chega. Entendemos que houve outras prioridades”, elucidou.

 

 

DEFICIENTES SORTUDOS

 

 

A federação para os deficientes foi sortuda relativamente às demais instituições desportivas nacionais. De acordo com o presidente federativo, Jorge Miguel, conhecido nos meandros desportivos por Bai-Bai, a instituição que dirige recebeu quatro vezes mais do pacote que recebe anualmente, situado em um milhão de meticais.

 

 

Acabamos sendo reforçados já que não temos outros parceiros e, havendo mais encargos, face à nossa participação em competições internacionais, com destaque ao “Meeting” da Tunísia e as eliminatórias de qualificação para os mundiais da Coreia do Sul, o FPD admitiu o incremento do montante previsto no contrato-programa”, contou Bai-Bai.

 

 

Quem recebeu o total do previsto no contrato-programa é a Federação da Natação. De acordo com o presidente de direcção, Fernando Miguel, o elenco cessante, liderado por Gilberto Mendes, já tinha recebido o montante para este ano, fixado em 1.200 milhão de meticais. A fonte revelou que o valor já foi usado e não temos mais nada que receber.

 

 

Mas temos os Jogos do SCSA e os mundiais de Quatar, daí que teremos que negociar com a Missão Moçambique e o FPD para considerarem algumas especificidades fora do orçamento”, referiu. 

 

 

Na mesma situação está a Federação de Ténis, contemplado com 900 mil meticais. Devido à participação no Davis Cup, em Setembro último, no Cairo, Egipto, o dinheiro que estava destinado para os “Nacionais” foi alocado para aquela prestigiada competição na qual Moçambique participou pela primeira vez, depois de ser admitido membro do grupo B da federação internacional.Teremos que recorrer a parceiros para realizar osNacionais deste ano”, em princípios de

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

 

publicado por Vaxko Zakarias às 11:52
 O que é? |  O que é? | favorito
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
15
16
22
23
24
28
29
30
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO