Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 27 DE Outubro 2016

 

A FALTA de preparação esteve na origem do fracasso da Selecção Nacional de Natação no Campeonato Africano da modalidade que, de 16 a 23 do mês em curso, juntou perto de 150 atletas em Bloemfontein, Free State, na vizinha África do Sul, em representação de 20 países do continente.

 

Apesar de a justificação da Federação Moçambicana de Natação incidir na falta de fundos e a consequente incerteza da concretização do desejo de retomar a este evento, depois da ausência em três edições consecutivas (2010, 2012 e 2014), o certo é que a Selecção Nacional não teve sequer uma sessão de preparação conjunta.

 

Para além disso, a convocatória dos atletas que integraram a selecção foi feita à última hora, depois de gorada a possibilidade de trazer alguns dos melhores nadadores no estrangeiro, casos de Érico Cuna e Jalik Tavares, na Inglaterra, Jéssica Cossa e Yannah Sonnenschein, na Rússia e Holanda, respectivamente, e que faziam parte da lista inicial composta também por Igor Mogne (em Portugal), Ahllan Bique, Gisela Cossa e Layla Taquidir.

 

O nadador olímpico Igor Mogne, por sinal o único atleta de eleição com que Moçambique contou no “Africano”, saiu directamente de Portugal para a África do Sul, depois de perto de um mês e meio de preparação. Enquanto isso, Ahllan Bique, Gisela Cossa, Layla Taquidir, Junaide Cane e Sumeia Damão, estes dois últimos chamados para preencher as vagas dos “estrangeiros”, viajaram via terrestre para Bloemfontein.

 

Outro aspecto negativo é que à excepção de Igor Mogne, que, tal como outros “estrangeiros” inicialmente convocados, juntar-se-ia aos restantes integrantes da selecção, em Bloemfontein, dias antes do arranque do campeonato, o combinado nacional só começou a ter contacto com o treinador Sérgio Faftine no dia da viagem para a África do Sul, no dia 14 de Outubro.

 

Aliás, Sérgio Faftine, que por sinal é treinador do Ferroviário de Nampula, apenas lhe foi confirmada a viagem para Maputo na terça-feira (11 de Outubro), portanto, a sensivelmente três dias da partida para Bloemfontein, situação que não lhe ofereceu espaço de tempo para preparar a equipa. Ainda assim, Faftine tentou juntar os atletas à sua chegada a Maputo, mas as condições não o permitiram.

 

A preparação da selecção concentrou-se apenas no pouco trabalho feito pelos atletas ao nível dos respectivos clubes e que se resumiu praticamente no apuramento da condição física, tendo em conta que a época só abriu há sensivelmente um mês. E nesse período, apenas dois torneios tiveram lugar em Maputo, nomeadamente “Seis-Horas-De-Maputo”, que marca a abertura da temporada, e “Longas Distâncias”. Estes torneios visam essencialmente o apuramento físico dos atletas da cidade de Maputo e por isso nem serviram a todos seleccionados, caso de Junaide Cane, que é nadador do Ferroviário da Beira, portanto o único de fora da cidade de Maputo. Na Beira, a época abriu também a um mês e nenhuma prova se realizou depois do Campeonato Nacional do Inverno, realizado na piscina dos “locomotivas” em Maio último.

 

A viagem longa (perto de mil quilómetros correspondentes a cerca de 18 horas) veio a agravar as fragilidades que a selecção já apresentava, aliado à alta altitude (perto de 1500 metros acima do nível do mar).

 

O técnico da Selecção Nacional disse à nossa Reportagem que, enquanto continuar a existir problemas de ordem organizacional e administrativo, que são recorrentes na natação, Moçambique não devia participar neste tipo de competições para evitar a vergonha e assegurar protecção da dignidade dos atletas que, no seu ponto de vista, são os que mais levam na tabela.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:29
 O que é? |  O que é? | favorito

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Outubro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
16
17
22
23
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO