Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Eleições na ABCM reféns da vontade dos clubes

A ASSEMBLEIA-GERAL electiva da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) está refém da vontade dos clubes, segundo avançou o presidente da agremiação Carlos Lima, neste momento fora do mandato há dois alegadamente por anuência dos filiados.

 

Carlos Lima diz ter um mandato dos clubes que pagam taxas à ABCM para continuar a dirigir a agremiação, pelo que as eleições só serão convocadas quando estes clubes submeterem uma carta solicitando o escrutínio.

 

Fui mandatado pelos clubes para dirigir a ABCM, mesmo fora do mandato. Eles fizeram uma carta e assinaram dando me aval para continuar como dirigente, pois eles entendem o quão sou importante para a modalidade”, sublinhou.

 

O nosso interlocutor continuou dizendo que “o que se fez na ABCM nos últimos seis anos do meu reinado não tem paralelo, a modalidade foi reestruturada a todos os níveis, com premiações e aumento dos subsídios para os árbitros, para além de pagar com o  dinheiro do meu bolso as despesas de água e luz, material e consumíveis do escritório, internet, salários dos funcionários e o próprio condomínio”, revelou e defendeu ainda que não é um presidente ausente. Estou sempre na ABCM e  a minha empresa é que cuida do dia-a-dia da instituição que dirijo. A associação tem uma contabilidade organizada, com um contabilista pago do meu bolso. As receitas mensais da ABCM são 12 mil Meticais em média. E pensam que é dinheiro suficiente para custear todas as despesas que tem?”, indagou.

 

Carlos Lima afirma, por outro lado, que desde que assumiu os destinos da agremiação há seis anos nunca recebeu dinheiro do Estado, seja através do Fundo de Promoção Desportiva, Direcção da Juventude e Desporto da Cidade de Maputo ou da Federação.

 

Entretanto, Carlos Lima recusou-se a mencionar os clubes que legitimaram a extensão do seu mandato, limitando-se a dizer que são os que pagam regularmente as taxas.

 

É um assunto entre a ABCM e os clubes. Não precisamos de mencionar os tais clubes por uma questão de respeito”, retorquiu.

 

Neste momento a ABCM tem nove clubes filiados, dos quais quatro pagam regularmente as taxas, nomeadamente a Universidade Pedagógica, A Politécnica, Ferroviário e o Maxaquene. Esporadicamente o Desportivo e o Costa do Sol têm pago. Já o Aeroporto, Matolinhas e Bela Rosa nunca pagaram, portanto, não têm direito a voto.

 

NÃO HÁ CANDIDATOS SEM ELEIÇÕES

 

Num outro desenvolvimento, Carlos Lima avançou que não há espaço para haver candidatos ao cargo de presidente da ABCM sem eleições marcadas, como têm vindo a anunciar algumas pessoas na praça.

 

A pessoa que tem vindo a dizer que é candidata neste momento é movida por emoções e por ser muito jovem. Do basquetebol pouco entende, não sabe o quanto custa movimentar isto, muito menos o quanto estou a aplicar para a modalidade andar. Neste momento ainda não há data para as eleições, portanto não há nada. Só irei marcar eleições quando os clubes assim decidirem, mas por agora, não há nada”, atirou Lima, que se auto-intitula de salvador da modalidade na capital do país.

 

 

Fonte:Jornal Noticias