Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

DESPORTISTAS RENDEM-SE A MATINE

 

A NATA do desporto nacional esteve congregada numa sala nobre de um dos hotéis da cidade de Maputo para render homenagem a Augusto Matine, um dos melhores futebolistas nacionais, que mais contribuiu para o engrandecimento da modalidade no país, enquanto jogador e treinador, sendo que actualmente continua a prestar uma preciosa colaboração como dirigente, estando ligado ao Gabinete Técnico da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), organismo que lhe homenageou.

 

Altas figuras do desporto nacional, nomeadamente o Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, e o presidente da FMF, Alberto Simango Jr., elogiaram o ex-craque do Clube Central de Maputo, Benfica, Estrela da Amadora, V. Setúbal, D. Aves e da selecção portuguesa.   

 

FIGURA BRILHANTE

 

 

HOJE (sexta-feira), de forma bastante evidente, sentimo-nos honrados nesta cerimónia, e engrandecidos por fazer parte de um evento que ostenta e simboliza a dimensão de uma das figuras mais brilhantes do desporto moçambicano: o mestre Augusto Matine, para quem vai a merecida vénia e a devida salva de palmas”, elogios rasgados do Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, a Augusto Matine.

 

 Nkutumula acrescentou que “homenagear desportistas de craveira, como a do mestre Augusto Matine, induz sempre um sentimento de arrebatamento, um arrebatamento que nos eleva para um momento de honra e alegria, apenas desfrutado por aqueles que têm a humildade necessária para reconhecer os feitos de figuras emblemáticas do nosso desporto e da sociedade em geral”.

 

DEU A VIDA PELO FUTEBOL

 

 

ESTA cerimónia enquadra-se na estratégia da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para resgatar o “calor” da tribo dos jogadores de futebol que deixaram a sua marca de forma indelével. Há muitos jogadores que praticaram futebol de forma zelosa, cujo talento não precisa ser explicado. Augusto Matine é sem dúvida um deles”, afirmou Alberto Simango Jr., presidente da FMF.

 

Disse ainda que o tributo ao ex-futebolista surge em tempo oportuno e é mais do que merecida. 

 

Homenagear Matine é uma decisão acertadíssima, pois é um homem que deu a sua vida pela modalidade tanto no território nacional como no estrangeiro. É uma figura intransponível, que fez muito enquanto jogador, treinador e dirigente. Um homem convicto dos seus princípios e que lutou sempre para ganhar”.

 

Para Simango Jr., o país só aprendeu com Matine. “Do Matine só aprendemos o que é bom. Aprendemos que é preciso treinar, aprender e ter talento. Ele seguiu todas essas etapas. Quero deixar claro que não estamos a fazer nenhum favor a Matine. Ele fez muito pelo país, onde ele estivesse, enquanto jogador, seleccionador dos “Mambas” e dos “Mambinhas” transmitiu conhecimento aos mais jovens no sentido de fazerem bem as coisas. Portanto, este é um reconhecimento merecido pelos seus feitos”, avançou.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.