Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Segunda-feira, 26 DE Janeiro 2015

 

 

O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, diz que não cabe a ele, sozinho, definir as questões que devem ser tratadas como prioridade pelo novo Governo, no quadro das atribuições e competências do ministério que dirige desde a última segunda-feira, altura em que foi empossado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Para Nkutumula, cabe aos desportistas definir o que deve ser tratado como prioridade pelo Governo.

 

Dois dias depois de ter sido nomeado para assumir o cargo de Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula tomou posse na passada segunda-feira, 19 de Janeiro corrente, em cerimónia que teve lugar no Palácio da Ponta Vermelha, na cidade de Maputo.

 

O antigo Vice-Ministro da Justiça e porta-voz do Conselho de Ministros no último mandato do Presidente Armando Guebuza é jurista de profissão, formado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, e tem uma curta passagem pelo desporto.

 

Na década de 1990, Alberto Nkutumula foi jogador de basquetebol nos escalões de formação no Centro Atlético da Conseng, clube que na época escreveu páginas douradas na modalidade a nível nacional e ganhou, inclusive, vários títulos nacionais em juniores e seniores masculinos.

 

Em 1994 e 1996, altura em Nkutumula ainda estava ligado à Conseng, mas nas equipas de base onde sempre jogou, a Conseng ganhou dois títulos nacionais em seniores, os únicos do clube fundado pelo Eng.º Óscar de Carvalho na sua história.

 

Nos anos seguintes, o agora Ministro da Juventude e Desportos viria a abandonar a prática activa do basquetebol.

 

DEIXAR OS DESPORTISTAS DECIDIR SUAS PRIORIDADES

 

Momentos depois da sua tomada de posse, Alberto Nkutumula falou à Reportagem do jornal desafio, que foi ao Palácio da Ponta Vermelha para acompanhar a cerimónia.

 

Instado a referir-se às prioridades que o novo Ministro da Juventude e Desportos aponta para o ciclo de governação há pouco iniciado, Nkutumula disse que tal decisão seria tomada depois de auscultar os fazedores do desporto nacional.

 

Segundo o governante, não será ele, sozinho, a dizer o que deve ser tratado com a máxima prioridade pelo Governo na área do desporto, mas sim os próprios desportistas, profundos conhecedores da realidade nas diversas modalidades.

 

- O que nós vamos fazer, porque trabalhamos com eles, é sentar com todos e discutirmos em conjunto quais são as prioridades no sector da juventude e do desporto. É com base na audição de todas as opiniões, todas elas válidas, e com base nas atribuições e competências do Ministério da Juventude e Desportos, que iremos definir quais são as prioridades neste quinquénio nestes dois sectores – disse Nkutumula, para quem não deve ser o Ministério da Juventude e Desportos (MJD) a dizer o que deve ser tratado com prioridade no sector desportivo.

 

 

Narciso Nhacila

publicado por Vaxko Zakarias às 12:23
 O que é? |  O que é? | favorito
Janeiro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
20
21
24
25
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO