Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 03 DE Agosto 2017

 

O MINISTRO da Juventude e Desporto (MJD), Alberto Nkutumula, disse ontem, em Maputo, na abertura da conferência sobre a gestão de instalações e infra-estruturas que o pelouro que dirige co-organiza com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que espera que o evento abra uma nova página no rol de procedimentos que até à data temos vindo a ser observado na intrincada tarefa de gerir o património desportivo.

 

Segundo Nkutumula, o evento representa um frutuoso processo de contactos encetados pelo seu ministério junto das diferentes instituições nacionais de ensino superior, visando colher a sensibilidade do meio académico sobre os melhores caminhos, rumo ao aperfeiçoamento da gestão do parque imobiliário desportivo.

 

Da parceria com a UEM, testemunhamos a realização desta conferência, como resultado de uma das várias iniciativas inovadoras, destinadas a encontrar alternativas consistentes e resposta estratégica à problemática da gestão das instalações e infra-estruturas desportivas.

 

Como principal propósito da realização deste evento, visamos aqui proporcionar um momento de reflexão teórico-metodológica e de produção de conhecimento, com base em critérios científicos e, assim, lograrmos o processo de gestão adequado às nossas instalações e Infra-estruturas desportivas, desde o seu marco conceptual até à fase de sua manutenção”, sublinhou.

 

Continuou, dizendo que a expectativa é que o encontro venha a ser uma plataforma de contribuição para a definição de estratégias e políticas de planificação, construção, e gestão, assente na interacção entre as diferentes entidades intervenientes nas áreas ligadas às infra-estruturas desportivas e académicas.

 

A prática desportiva é um direito social garantido pela Constituição e o seu fomento é, em primeira instância, da alçada do Estado, preocupado com a formação de uma sociedade saudável, com cultura desportiva, um dos alicerces para a promoção e manutenção dos bons hábitos e qualidade de vida. Esta conferência é de capital importância para a disseminação de ideias que dela emanarão, através dos diversos meios e suportes, incluindo a publicação de uma brochura a ser disponibilizada aos diferentes níveis de interesse”, salientou.

 

UM DESAFIO CIENTÍFICO

 

Para o reitor da UEM, Orlando Quilambo, a conferência que ontem arrancou é um agregador de várias fontes do saber, com quadros de diversas instituições académicas e desportivas nacionais. Segundo o reitor, a gestão de infra-estruturas desportivas é um desafio científico e a UEM como instituição de ensino tem uma grande responsabilidade histórica na área científica e na gestão desportiva, daí que tenha fundado em 2010 a Escola Superior de Ciências de Desporto (ESCID) para responder aos desafios desta área.

 

A gestão de infra-estruturas é um dos desafios mais candentes da actualidade ao nível nacional. A UEM estará, despois desta conferência, mais preparada para cumprir cabalmente com as suas responsabilidades, por isso esperámos que esta seja uma plataforma de reflexão teórica do desenvolvimento e gestão, e que seja um factor de pesquisa aplicada sobre o desporto”, sublinhou, recordando que o sucesso deste evento será determinado pelo empenho e trabalho de cada participante.

 

Entretanto, a conferência termina às 17:00 horas. Para hoje estão agendados três temas e uma mesa-redonda, nomeadamente, os desafios económicos dos intervenientes no processo de construção e manutenção de infra-estruturas desportivas; o papel de gestor de instalações desportivas e modelo de arena desportiva.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:34
 O que é? |  O que é? | favorito
Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
19
20
21
26
27
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO