Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Terça-feira, 16 DE Janeiro 2018

 

A base Onélia Mutombene rescindiu com o Ferroviário de Maputo na última semana e esta tarde  parte para a Espanha, onde terá a missão de liderar o Deportivo Promete, da II Divisão (basquetebol). Em entrevista exclusiva ao desafio, a atleta, de 27 anos, garantiu que foi contratada para assumir a equipa, que também milita na I Divisão.

 

O interesse da formação espanhola iniciou na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos no ano passado, na cidade angolana de Luanda. Gisela Vega, poste, reforçou a equipa “locomotiva” na eliminatória e na fase final da Taça dos Clubes teria enviado um vídeo ao agente (Nico, da Agência Prodep, a mesma de Leia Dongue) e ele acompanhou o jogo da meia-final. Tendo gostado das exibições da base tratou de entrar em contacto com o treinador e de seguida apresentou a proposta à atleta.

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 11:09
 O que é? |  O que é? | favorito

 

Os maiores pavilhões africanos testemunharam os títulos e excelentes exibições da menina da Liberdade. Eles já não lhe reservam nada senão o ouro do “Afrobasket”. Todos os outros títulos – incluindo individuais – constam da sua galeria, daí que Leia “Tanucha” Dongue busque novos desafios no Gernika Bizkaia da I Liga Espanhola.

 

Já em 2016, aproveitando o defeso angolano – estava ao serviço do 1.º de Agosto – Leia Dongue assinou um contrarto de três meses com Al-Qázeres Estremadura, da II Liga Espanhola. A duas vezes MVP (jogadora mais valiosa) de África assinalou 12 pontos nos 13 minutos em que esteve em campo na sua estreia, numa partida em que a sua então equipa perdeu por 64-66 na deslocação a Araski AES

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 10:51
 O que é? |  O que é? | favorito

 

O técnico Arnaldo Salvado vai estar fora do Moçambola-2018, juntando-se a uma lista enorme de treinadores descartados da maior festa de futebol. Realçar que cinco dos dezasseis clubes do Moçambola mantêm os mesmos treinadores do ano passado, nomeadamente UD Songo, Ferroviário de Nacala, Maxaquene, Chibuto e Liga.

 

Com o 1º de Maio, Sporting de Nampula e o ENH ainda por definir quem serão os seus treinadores para 2018, a União Desportiva do Songo, campeã nacional, manteve Chiquinho Conde no comando técnico, à semelhança do Ferroviário de Nacala, que vai continuar sob ordens de Rogério Balate (Zulu), assim como Artur Semedo no Clube do Chibuto e Antoninho Muchanga, que volta a conduzir o Maxaquene. Akil Marcelino, que chegou à Liga Desportiva a meio da época passada, volta a ser timoneiro da equipa que acolhe os seus jogos na Matola “C”.

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 10:40
 O que é? |  O que é? | favorito

 

O antigo lateral direito do Costa do Sol Silvério, que alinhou também nas equipas da Liga Desportiva de Maputo, Maxaquene, Vilankulo FC e Chingale de Tete, está totalmente incapacitado de voltar a jogar futebol, em consequência de um dramático acidente de viação que sofreu em Dezembro de 2016.

 

Silvério anda com ajuda de canadianas e está a lutar nos hospitais do país para a sua reabilitação e a única promessa de ajuda vem do cidadão Rafik Sidat, que está disposto a custear as despesas de tratamento médico ao pé direito do jogador, que continua infectado, depois da operação a que foi submetido. O acidente, que praticamente acabou com a sua carreira, ocorreu na zona de Canangola, na cidade de Tete, e Silvério recordou o dia da tragédia com uma lágrima no canto do olho, quando o autor destas linhas o entrevistou recentemente na cidade de Maputo, onde anda a bater portas por onde passou como jogador a pedir ajuda. - Eu estava parado em cima da minha motorizada na berma da estrada na zona de Canangola, em Tete, no dia 23 de Dezembro de 2016, por volta das 21.00 horas, com o intuito de atravessar a estrada para o outro lado a fim de chegar a umas bombas de gasolina para abastecer. Foi então que passou um carro de dupla cabine que embateu-me violentamente e projectou-me para uma distância de seis metros.

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 09:42
 O que é? |  O que é? | favorito

 

O Desportivo de Maputo iniciou na semana passada, no campo do Costa do Sol, com o processo de triagem de jogadores que irão corporizar o plantel da época futebolística 2018. Dário Monteiro e a sua equipa técnica tiveram a dura missão de observar centenas de jogadores que acorreram ao sintético dos canarinhos em busca da sua sorte. O ex-atacante da Selecção Nacional acredita que o sucesso do clube só pode ser alcançado com o trabalho colectivo.

 

A contratação de Dário Monteiro por parte de Inácio Bernardo, presidente do Grupo Desportivo de Maputo (GDM), para conduzir os destinos do emblema alvi-negro, é um sinal positivo e prova necessária e inequívoca que o seu elenco transmite à massa associativa do clube, que sonha ver o regresso a águia de volta à roda do Moçambola. O primeiro dia de trabalho de Dário Monteiro foi marcado por uma enchente descomunal por parte de jogadores vindos de vários clubes do país em busca de um lugar ao sol, uma vez que a Direcção deste emblema ainda não atingiu a estabilidade financeira desejada para sair da crise que perdura desde 2013

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 09:38
 O que é? |  O que é? | favorito

 

O vencedor da Taça de Moçambique, Costa do Sol, realizou ontem  ) o seu primeiro jogo de controlo, inserido no estágio de 12 dias que cumpre desde quinta-feira na vizinha cidade sul-africana de Nelspruit.
 
Para esta, que também é a primeira partida da pré-época iniciada a 5 de Janeiro passado, os “canarinhos” vão defrontar a formação do TS Sporting FC, da ABC Motsepe Mpumalanga, que compete na II Divisão do país vizinho. Na África do Sul desde quinta-feira, o Costa do Sol realizou até agora trabalhos de ginásio, aliados a treinos no Ingwenyama Conference and Sports Resort, arrancando somente hoje com jogos de controlo.
 
 
Fonte:Desafio
publicado por Vaxko Zakarias às 09:22
 O que é? |  O que é? | favorito
Sexta-feira, 12 DE Janeiro 2018

 

Abdul Omar vai treinar o Têxtil do Púnguè na presente época. É o regresso do técnico ao Têxtil, após passagem em 2013.

Abdul Omar tem como objectivo conduzir a equipa ao Moçambola 2019.

 

 

Fonte:Jornal Publico

publicado por Vaxko Zakarias às 10:07
 O que é? |  O que é? | favorito

 

Os trabalhos de preparação da selecção moçambicana de futsal em seniores masculinos para o Grand Prix do Brasil, com início a 30 do mês em curso e término a 4 de Fevereiro próximo, em Florianopolis, arrancam hoje, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Iquebal.

 

Os treinos da selecção decorrem até ao dia 26 de Janeiro corrente. Segundo o seleccionador nacional, Naimo Abudul, a competição é muito importante porque Moçambique está a quatro anos sem participar num Grand Prix. Por outro lado, a prova ajudará a selecção a ter um ritmo mais competitivo nos próximos eventos.

 

Na primeira fase serão qualificadas duas equipas de cada série, sendo que a competição estará dividida em quatro séries. As selecções que não se qualificarem para a fase seguinte disputarão entre si até para o apuramento da classificação final.

 

De referir que a prova vai envolver seis países, nomeadamente: Brasil, Colômbia, Moçambique, Bélgica, Costa Rica e Republica Checa. 

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 09:46
 O que é? |  O que é? | favorito

 

 

Ao fim de nove jornadas e igual número de triunfos, a xadrezista e também mestre Vânia Vilhete sagrou-se bicampeã nacional, esta quarta-feira, na categoria de seniores femininos, em evento que decorreu na cidade de Maputo.

 

Em masculinos, a prova foi ganha por Donaldo Paiva, candidato a mestre internacional, tendo totalizado sete pontos e meio, destronando desta feita o mestre Mateus Viajeiro, que ocupou o segundo lugar, com sete pontos. Na terceira posição posicionou-se Person Abrantes, com seis pontos.

 

O vencedor da prova, Paiva, afirma que o título de campeão é o que faltava nas suas colecções de troféus, acrescentando que vem se preparando desde o ano passado para conseguir este lugar de pódio.

 

“O meu dossier está completo em Moçambique. Só falta disputar títulos internacionais. Acredito que este ano será positivo e conquistarei o título de mestre ”, afirmou Paiva, que acrescenta que o que lhe falta são oportunidades de viajar, apelando, desta forma, aos patrocinadores que dêem o seu apoio neste aspecto.

 

Já Mateus Viajeiro, que ocupou o segundo lugar, queixa-se do adversário Person Abrantes, alegando que este teve um comportamento anti-desportivo e não mostroufair play.

 

– Um campeão tem que saber quando é hora de ceder. O árbitro foi avisado mas não tomou providências e o atleta continuou com o mesmo comportamento, não respeitando o lema da Federação Nacional de Xadrez, segundo o qual “somos uma família”.

 

 

Fonte:Desafio

publicado por Vaxko Zakarias às 09:23
 O que é? |  O que é? | favorito
Quarta-feira, 10 DE Janeiro 2018

 

 

O CHIBUTO apresentou o seu plantel para a temporada-2018 no final da tarde de segunda-feira com praticamente nova equipa. São cerca de 20 reforços para um dos três primeiros lugares do Moçambola ou a Taça de Moçambique.

 

Os “guerreiros” estiveram bastante activos nesta janela de transferências, sendo que o destaque nas entradas vai para três estrangeiros, nomeadamente os médios senegaleses Osman e Johnson Juah e o avançando nigeriano Godspower.

 

Outros reforços são os guarda-redes Tchandó (ex-Costa do Sol), Gugu (ex-UD Songo) e Ivan (ex-Sporting de Quelimane). Os defesas Abu (ex-UP Manica), Agenor e Aguiar (ex-Costa do Sol), Chambuco e Beto (ex-Desportivo), Allan (ex-Estrela Vermelha de Maputo), Rui (ex-Incomáti). Para o meio-campo, os “guerreiros” contrataram Matlombe (ex-ENH), Gregório (EX-Fer. Nacala) e Fidel (ex-Sporting de Quelimane).

 

Para a linha avançada os novos ingressos são Rasta e Melque (ex-1.º Maio de Quelimane), Jafete (ex-Incomáti), Arlindo (ex-Chingale), Eugénio (ex-Desportivo) e Dalton (ex-Águias Especiais de Maputo). Dos que transitam da época passada para esta, o destaque vai para Nhabanga, Sataca Jr., Cadry, Gervásio, Abbas, Yannick, Flávio, Escurinho, Hamed e Rodrigues.

 

Neste momento o plantel do Chibuto é composto por 36 jogadores, sendo que após os trabalhos de triagem serão excluídos entre seis a oito.

 

Hoje o Chibuto inicia os trabalhos de campo, depois do dia de ontem ter sido dedicado às inspecções médicas, que se seguiram à apresentação na véspera. Nesta fase os “guerreiros” vão preparar-se no seu campo, sendo que no início de Fevereiro deslocar-se-ão à capital do país para um estágio de cerca de duas semanas, que inclui participar num torneio quadrangular.

 

Depois disso, o plantel regressa à base, onde vai fazer vários jogos de controlo até ao início do Moçambola. Os “guerreiros” esperam igualmente participar da Taça de Honra da Cidade de Maputo, uma prova da pré-época que prepara as equipas da capital para o Moçambola. O representante de Gaza já solicitou a participação junto ao organizador da prova, que deverá arrancar nos meados de Fevereiro.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 09:43
 O que é? |  O que é? | favorito
Janeiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO