Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Diamantino Miranda, os ladrões e a sopa

A LIBERDADE de expressão é dos valores mais nobres que uma sociedade moderna confere aos homens e mulheres que a compõem. No entanto, ela por vezes é banalizada por indivíduos que muitas vezes tentam escamotear o óbvio, recorrendo à demagogia e à insolência, aos adágios e às mais variáveis figuras de estilo, tal é a sua lábia.



Vem isto a-propósito de um “ilustre” treinador de futebol, excedentário no seu país mas que, pelo tempo que está no nosso, ainda (!!!) lhe está a ser dada a oportunidade de provar utilidade para o futebol no Clube de Desportos da Costa do Sol. Seu nome é Diamantino Miranda, que rima, se avaliarmos pelo verbo quando ganha e quando perde, com a incongruência, hipocrisia, malcriadez e apaniguados.



A mais recente das suas auto-descrições (sim, cada vez que mexe os músculos bucais se está a revelar) deu-se no fim-de-semana antepassado, depois de, conforme as crónicas, ter levado um banho de bola em Vilankulo, onde o Costa do Sol apanhou por – apenas, de novo segundo as crónicas – “escassos” 2-1. Depois do jogo, bem à sua maneira quando perde, evocou, à socapa, falta de seriedade “de todos”. Disse que aqui os jornalistas são enganados por um prato de sopa e que neste país “todos são ladrões”.



Acho que desta vez este imigrante passou dos limites. Não sabe com que linhas se cose este país e, no lugar de contribuir com o parco que se lhe acreditava saber quando alguém o foi buscar à fila de sopa algures na Ibéria, de língua em riste dá-se ao luxo de, sem contexto, insultar-nos a todos. Todos, incluindo aqueles que honesta e dedicadamente lutam todos os dias para que Moçambique seja melhor que aquele em que pontificaram os que, a seu tempo, auguravam que sem eles jamais seríamos civilizados ou saberíamos cuidar dos nossos destinos ou desenvolver seja o que for. Todos, o que inclui também dirigentes e sócios do Costa do Sol, à custa de quem enche o papo.



A mim não interessa se falou em “off” ou “on the record”, como alguém quis algures sugerir, em jeito de água à fervura, porque palrar é o que faz Diamantino Miranda na maioria das vezes que perde. O que deve acontecer é alguém pôr guizo a este gato. Não é admissível alguém vir aqui chamar-nos nomes principalmente para justificar o seu insucesso. Há ladrões e mendigos aqui, tal como há chulos e hipócritas, ingratos, nados e vientes (no nosso moçambicanismo quer dizer imigrante), pelo que as generalizações só servem para descrever o seu mau carácter e mau perder; ou a incapacidade de explicar por que é que defraudou as expectativas todas depositadas em si.



Ladrões, oh Diamantino, são também aqueles que roubam as emoções dos adeptos, substituindo-as pela depressão nas vésperas, durante e após os jogos da sua equipa. Trabalham por sopa, oh Diamantino, aqueles necessitados que, depois de darem muitas voltas à cabeça, às vezes usando o disfarce da competência ou da super-sensatez que estão longe de ter (senão teriam lugar no Benfica ou mesmo num clube mediano em Portugal ou noutro do “primeiro mundo”), vivem à custa dos que consideram desprezíveis. E às vezes mesmo, oh Diamantino, os necessitados em sopa trabalham para ladrões e estão conscientes disso…



A Liga Moçambicana de Futebol foi sensata ao reagir com rapidez a esta mais uma diamantinada, suspendendo-o preventivamente. Estamos ansiosos e à espera que ajam também outras autoridades – das desportivas às políticas –, porque aquela garrulice ultraja-nos a todos.




Fonte:Jornal Noticias