Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Maxaquene é justo campeão dentro deste regime

 

 

 

 Acha que o Maxaquene é um justo campeão?



AS - Dentro deste regime instalado no nosso futebol é justo campeão.

 

 

De que regime está a falar?



AS - Repare que este nosso futebol sobrevive dentro de um clima de suspeição. Os valores não são os melhores e posso lhe enumerar factos que consubstanciam o meu raciocínio: A mentalidade dos nossos jogadores não é profissional, facilitam jogos, vendem resultados, as pessoas não têm coragem de falar sobre isso, treinadores que vendem resultados que entram em esquemas de facilitismo, sobretudo, em momentos que é preciso facilitar este ou aquele para ser campeão ou para não descer de divisão.

 

 

Dirigentes que também entram em esquemas desta natureza, mas a questão fulcral é a arbitragem. A CNAF representa determinados interesses do nosso campeonato e os árbitros fazem que o sistema funcione. Fazem descer equipas, fazem campeões e ganham muito dinheiro. É preciso dizer isto.

 

 

 Quer dizer que ganham-se jogos por via de suborno?



AS  - Ganham-se jogos no Moçambola a subornar árbitros. Afirmo isto categoricamente. Ganham-se jogos a subornar jogadores e a viciar resultados. Os treinadores e dirigentes também entram nestes esquemas. Eu não entro neste sistema porque não preciso disto para afirmar a qualidade do meu trabalho. Quis provar a toda a gente, que diz que ganhava na Liga porque tinha boa equipa, mas vim para o Desportivo onde toda a gente diz que não há nada. Veja-se os jogos que o Matchedje fez quando estive lá e no Desportivo em 2003 e 2009. Só não fui campeão por causa do sistema que está instalado.

 

 

 Os jogadores do Desportivo também entram nestes esquemas?



AS - Não, nunca, nunca. Enquanto estiveram comigo não houve esses casos. Mas houve jogadores abordados para facilitar e com maior intensidade desde que cheguei ao clube.

 

 

 A sua imagem não terá ficado manchada por treinar uma equipa que desceu de divisão?



AS - Pergunta aos vinte milhões de moçambicanos se é isso que passa pelas suas cabeças. Nem por sombra, isso passa pela minha cabeça, eu assumi este desafio sabendo dos riscos que estava a correr e num momento muito difícil. Sabia que cada erro podia ser fatal, mas é bom que percebam que o Desportivo não desceu pela qualidade de jogo, mas pelos factores que já enumerei. As debilidades do clube todo o mundo as conhece.

 

 

 O Têxtil e Chingale, equipas que lutavam também pela manutenção, foram superiores ao Desportivo?

 

 

AS - Qual é o clube que está melhor que o Desportivo? É o Têxtil do Púnguè que está melhor? É o Chingale? É o Chibuto que até paga menos que o Desportivos, só que pagou menos aos jogadores, mas gastou mais noutras circunstâncias, tal como o Chingale no jogo com o Desportivo.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.