Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Moçambique no “Africano” de judo a ter lugar no Botswana

A SELECÇÃO moçambicana de judo participa em Outubro próximo na primeira edição do Campeonato Africano da modalidade nas categorias de cadetes e juniores, um evento a ter lugar em Gaberone, capital do Botswana.

 

De acordo com o secretário-geral da Federação Moçambicana de Judo (FMJ), Mário Mathe, os atletas que irão representar o país neste certame só serão conhecidos em Setembro, depois da realização dos campeonatos nacionais da modalidade.Como critério da selecção, os atletas devem atingir o “ranking” nacional, uma espécie de barómetro usado no judo para se conferir as qualidades de um atleta.

 

 

Porém, sabe-se que o país será representando por quatro equipas de sete elementos cada.Duas na categoria de cadetes, que terão sete atletas em masculinos e igual número em femininos. As outras duas serão na categoria de juniores e terão a mesma composição em ambos os sexos.

 

 

Nos nacionais vamos seleccionar os melhores, sobretudo os que estão em forma. Por agora é difícil dizer quem são os que vão, mas o certo é que teremos quatro equipas de sete atletas cada em ambos os sexos”, explicou.

 

 

Entretanto, o secretário-geral da FMJ lamenta o facto de o país dispor de poucos atletas com qualidade para preencher os lugares disponíveis nas selecções nacionais que seguirão para Gaberone, o que faz aventar-se a hipótese de se fazer o recrutamento noutras províncias do país.

 

 

Como exemplo, citou problemas que o país enfrenta nos pesos pesados, salientando que os potenciais adversários de Moçambique estão avantajados, pois têm atletas possantes.

 

 

Nos pesos pesados estamos em desvantagem em relação aos nossos adversários. Grande parte dos países africanos que movimentam o judo tem atletas possantes, incluindo os do próprio Botswana”, vincou.

 

 

De salientar que o judo é um ramo das artes marciais em franco crescimento no país, tendo já conferido a Moçambique duas participações em Jogos Olímpicos. Em 2008, em Beijing e 2012 nos recém-terminados jogos de Londres. Edson Madeira e Neuso Sigauque, respectivamente, são atletas que tiveram a proeza de representar o país nesses eventos.  
Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.