Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Sexta-feira, 18 DE Novembro 2011
liga

O SPORTING da Beira, colectividade que já foi despromovida do Moçambola, denuncia a má arbitragem na prova máxima do futebol moçambicano, principalmente no jogo que realizou contra a Liga Muçulmana.



Em carta dirigida ao Presidente da Liga Moçambicana de Futebol, com conhecimento da Federação Moçambicana de Futebol, assinada pelo respectivo presidente, o Sporting da Beira escreve:


A Direcção do Sporting Clube da Beira, reunida em sessão ordinária no dia 09/11/2011, analisou o relatório apresentado pelo nosso Chefe da Delegação ao jogo da 25ª jornada, disputado no dia 08/11/11, no Maputo, com a Liga Muçulmana, tendo decidido remeter à V. Excia o nosso protesto e repúdio contra a actuação da equipa da arbitragem, baseados nos seguintes factos:

O árbitro do encontro, Senhor Aníbal Armando, exibiu com toda a justeza aos 11.49 minutos o cartão vermelho directo ao nosso jogador César, mostrando clarividência e interpretação correcta das Leis de Jogo.



Porém, aos 22.08 minutos, em jogada próxima da grande área da Liga Muçulmana, o seu guarda-redes recolhe a bola com as mãos quando a mesma se encontrava ainda fora da sua área de serviço, tendo o árbitro, resultado da infracção, marcado uma falta e admoestado o guarda-redes com o cartão amarelo, uma situação em que era evidente e clara a exibição do cartão vermelho, violando de forma crassa e premeditada as Leis de Jogo, demonstrando com esta atitude a sua veia, não clubística mas mercenária, ao deturpar, inventar e interpretar as faltas a seu belprazer, provavelmente fruto de eventuais dividendos como contrapartida por não prejudicar a Liga Muçulmana e contrapondo a grande clarividência manifestada na expulsão do nosso jogador já referida no ponto 1.

Todavia, para corroborar o exposto no nº2 e sustentar a nossa tese, o árbitro, de forma escandalosa e vergonhosa, fruto de um indivíduo sem escrúpulos, mais uma vez (e neste encontro) resolve dar aos 46:15 minutos mais uma machadada à verdade desportiva, depois de uma falta do mesmo guarda-redes da Liga Muçulmana que derrubou o nosso jogador e já sem qualquer adversário pela frente, tendo, e temos a consciência, de forma premeditada, exibido o cartão amarelo a um outro jogador da Liga Muçulmana, evitando desta forma e mais uma vez a expulsão do mesmo.


Evidentemente que a falta foi visível para todos que assistiam ao jogo ao vivo ou através da transmissão em directo pela TVM, pelo que os comentários dos vários órgãos de informação que cobriam o jogo não passaram despercebidos por tão clamoroso e evidente que foi o erro.


Já recentemente e através do comunicado oficial nº 132/LMF/2011, de11/11/11, tomámos conhecimento que o Conselho de Disciplina irá ter uma reunião no dia 16/11/2011 com vários intervenientes do jogo, fruto da análise do boletim do encontro. O que nos parece e acreditamos fielmente é que no boletim do jogo não consta que o árbitro tenha escamoteado a verdade, conduzindo o seu jogo a seu belprazer e assumindo o seu erro.



O que na verdade consta no boletim do jogo é o vergonhoso registo dos lances que só o árbitro interpretou à sua maneira, pelo que a reunião promovida pelo Conselho de Disciplina deve ser, cremos, resultado dos comentários desabonatórios produzidos por grande faixa da imprensa.


Aliás, Sr. Presidente, os Dirigentes do Sporting, não obstante o jogo ter-se realizado no Maputo, acompanharam via TVM o desenrolar do jogo e trocaram antes mesmo do seu fim opiniões entre si chegando a avaliar, não obstante a classificação do clube, a possibilidade de protestar o jogo por erro de direito.

Porém, e depois de uma reflexão mais profunda baseada no historial recente que o nosso clube tem com o organismo que V. Excia dirige, em que causas justas devidamente fundamentadas em leis e regulamentos ficaram ao capricho e livre arbítrio do pouco credível e ditatorial Conselho de Disciplina, resolveu, em última instância, não formalizar o protesto por saber o fim que lhe seria destinado.

O nosso protesto e reclamação, Sr. Presidente, não se cingem só a este jogo. Para relembrar-vos e sustentarmos a nossa visão e posição, informamos que um dos fiscais ou um dos assistentes ao jogo foi o célebre intérprete do filme cómico e teatral do jogo com o Ferroviário de Pemba, para o Moçambola-2010, em que actuou como fiscal e que criou toda a novela que até hoje mancha a nossa relação e que só teve cobertura devido aos métodos antidesportivos que norteiam o espírito e regras de trabalho do seu Conselho de Disciplina.

Costuma-se dizer que quem semeia vento colhe tempestade. Ademais, os fiscais que actuaram no jogo de Pemba foram os mesmos do jogo da segunda volta entre o Costa do Sol e o Sporting em que os primeiros três golos e outros erros grosseiros prejudicaram o nosso clube.


Aliás, Francisco Machel foi, curiosamente depois do já tão falado filme de Pemba em que engendrou uma acusação de agressão, duas semanas depois, nomeado para fiscal de linha também no jogo da segunda volta entre o Costa do Sol e o Sporting e, por ironia do destino, assinalou uma falta ao nosso guarda-redes por ter tocado com as mãos a bola fora da área de serviço, o que lhe valeu um vermelho directo, tendo, nessa altura, estado em plena posse das suas faculdades mentais e visuais, sobretudo servindo-se da visão apuradas!

Sr. Presidente!

Os clubes vivem de sacrifícios para montarem a sua equipa de futebol e é com todo este esforço que contribui para corporizar o Moçambola.

O Sporting não pode estar alheio a estes comportamentos de indivíduos que ganham pelo seu trabalho mais, e de forma vergonhosa e como autênticos mercenários procuram tirar do futebol outros dividendos, mesmo sem recurso ao uso de máscaras para atingirem os seus objectos, pelo que se espera que V. Excia com relatos e dados apresentados possa aplicar sanções drásticas e exemplares com vista a transmitir uma mensagem encorajadora e credível aos que lutam pela verdade e justiça no futebol.


Na expectativa de termos contribuído de forma objectiva, franca e contundente para a verdade desportiva subscrevemo-nos com as nossas cordiais saudações desportivas.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

publicado por Vaxko Zakarias às 11:01
 O que é? |  O que é? | favorito
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
19
20
21
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO