Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“Futebol dá força” lançado em Maputo

A COMISSÃO Nacional de Futebol Feminino, em parceria com a Fundação Lurdes Mutola e a Federação Moçambicana da modalidade, lançaram mo último domingo, no campo do Kape-Kape, bairro do Chamanculo, o projecto “Futebol dá força”, que vai abranger raparigas dos 12 e 17 anos, com a finalidade de relançar o futebol feminino.

 

O projecto vai, numa primeira fase, abranger todas as escolas primárias e secundárias da cidade e província de Maputo, que servirão de base para a prospecção e selecção de talentos com alocação de meios materiais e humanos.

 

 

O principal objectivo da comissão é fazer de futebol um meio para elevar a autoconfiança nas jovens e associá-las à educação, bem como ensiná-las a construir o espírito de equipa e a juntarem-se para a prática do futebol.

 

 

Associado a estes objectivos, pretende-se facultar às jovens o conhecimento sobre os direitos das mulheres e informações relacionadas com as habilidades para a vida; desenvolver e elevar o status das raparigas na sociedade, aumentar o interesse e abrir espaço para o acesso delas ao futebol feminino.

 

 

A finalidade de todo este processo visa criar uma base de jovens jogadoras para melhorar o futebol feminino a nível nacional.

Paralelamente aos esforços visando despertar as raparigas na prática de futebol, o projecto tem em vista a disseminação do conhecimento sobre os direitos das mulheres, bem como da prevenção e combate ao HIV/SIDA, questões ligadas a matrimónio, gravidez precoce e violência doméstica.

 

 

Este processo terá como principais percursores os treinadores das equipas, que irão transmitir estes valores através do futebol e terão a cooperação de diferentes organizações, tais como UNICEF, UNFPA, WLSA, Fórum Mulher, FEMME, entre outras. 
Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.