Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Direcção federativa toma posse

Karts modalidade mais apreciada

TOMA posse ao fim da tarde de hoje (17.00 horas) a primeira direcção da Federação do Desporto Motorizado de Moçambique (FDMM). A cerimónia será dirigida pelo Governo e acompanhada pelo Conselho Nacional do Desporto (CND), órgão que monitorou o processo da criação da instituição desde princípios do ano em curso e que se concluiu a 29 de Julho, no Chimoio.

 

Sendo um processo novo, o Governo encarregar-se-á de empossar a mesa da assembleia, liderada por António Marques. Este, por seu turno, investirá a direcção, cujo presidente é Manuel Romessane, mais conhecido por Nelinho, que vai dirigir a instituição nos próximos cinco anos.

 


Manuel Romessane foi eleito por maioria absoluta durante a assembleia-geral no Chimoio, como único concorrente ao escrutínio, no qual participaram todos os clubes que movimentam a modalidade no país.

 


A constituição da primeira direcção da FDMM foi o culminar de um processo conturbado, devido à tentativa inglória movida por um grupo de pessoas que formalizaram a criação da federação sem aglutinar os respectivos fazedores da modalidade, ou seja os clubes que movimentam a modalidade. Entretanto, foi necessária a intervenção do CND que, na busca de consenso, revogou os estatutos que ditaram a constituição da federação, convidando os clubes a reproduzirem um documento que satisfizesse o seu interesse, processo que culminou com a criação da FDMM e a realização das eleições.

 

Entretanto, a eleição de Manuel Romessane e indicação de António Marques para os cargos de presidente de direcção e da mesa da assembleia, respectivamente, veio justificar o papel que estes sempre assumiram à frente dos clubes do desporto motorizado em Moçambique, nomeadamente o Motor Clube da Beira (MCB) e o Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM). Aliás, são as colectividades responsáveis pelo maior movimento do desporto motorizado no país, com destaque para o ATCM, que dispõe de um autódromo com pistas de karts e motocross construídas de raiz e outra de automobilismo em processo de reabilitação.

 


Questionado se não havia incompatibilidade em relação aos novos cargos que os novos dirigentes ocupam na Federação com os dos clubes, o presidente do CND, Eugénio Chongo, respondeu que não.

 


“Consultámos a Lei e constatámos que não há incompatibilidades, pois quem forma as federações são os clubes. Só se fossem presidentes das associações, porque estas é que ditam as políticas”, explicou, ajuntando que Romessane e Marques haviam manifestado o interesse de se manterem nos cargos da FDMM até dois anos no máximo, tendo como objectivo alargar a base da modalidade.

 


“Não há problemas em que eles acumulem os cargos e fiquem todo o mandato (cinco anos) nos cargos da FDMM”, esclareceu.

 


Portanto, a direcção da FDMM tem a particularidade de estar subdivida pelas três zonas do país, nas quais é representada pelos respectivos vice-presidentes. Ou seja, a direcção tem vice-presidentes para as zonas norte, centro e sul.

 

 

 

Fonnte:Jornal Noticias