Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011 - Ciclismo: Início modesto no contra-relógio

Ciclista moçambicano no contra-relógio (J. Capela)

NÃO correu nada bem a estreia moçambicana no ciclismo. As expectativas em relação à conquista de uma medalha eram grandes, na medida em que os nossos representantes eram dos mais cotados da equipa nacional: Miguel Teixeira e Álvaro Cunha, ambos a residirem e a competirem na Europa, respectivamente em Portugal e na Inglaterra.

 

O primeiro a sair foi Álvaro Cunha. À partida, Zeca, como é carinhosamente tratado, mereceu uma forte ovação do público, que instalou “residência” na Avenida 10 de Novembro, na marginal, para seguir “in loco” a saída dos ciclistas para uma prova de contra-relógio individual, num percurso de 26 quilómetros em duas voltas.

 

 

O ciclista moçambicano começou bem a prova. Exibiu-se a contento na subida do viaduto, tendo deixado para trás dois opositores. Tudo corria-lhe de feição, mas, a meio da primeira volta, pisou numa garrafa, daquelas que muitas vezes vemos atiradas nas nossas estradas e passeios e foi-lhe madrasta. Com o pneu de trás furado teve, obrigatoriamente, que perder pelo menos minuto e meio para substitui-lo, o que é fatal numa prova desta natureza.  

 

 

Daqui, podemos tirar a lição de que, por vezes, podemos beber do próprio veneno, ou seja, o hábito que se criou de atirar garrafas, entre outros objectos, em lugares impróprios, pode ter afastado a possibilidade de Moçambique conquistar uma medalha no ciclismo.

 

 

O facto é que Álvaro Cunha, com o tempo de 47.02,33 minutos, na antepenúltima (31ª) posição acabou a prova bastante irritado com o sucedido.

 


Miguel Teixeira era, então, visto com o salva-vidas. Realizou uma primeira volta prometedora, mas, à segunda, acusou algum desgaste físico e terminou em 26° lugar, com o tempo de 42.46,91 minutos.   

 

   

A África do Sul dominou a prova, tanto em masculinos como em femininos, ao conquistar as duas medalhas de ouro que estavam em jogo. Janse Van Rensburg, com a marca de 34.46,36 minutos, ganhou em masculinos, enquanto Lise Olivier, fixando o tempo de 19.59,40 minutos, arrecadou o ouro em femininos.

 

 

Refira-se que a prova feminina, que não contou a presença de ciclistas nacionais, realizou-se numa única volta.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.