Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

JOGOS AFRICANOS - Caos nas ruas da capital devido a provas de ciclismo

Poucas vias para milhares de carros (F. Laice)

A cidade do Maputo viveu ontem um verdadeiro caos no tráfego rodoviário, transtornando de forma profunda a vida dos cidadãos e os sectores produtivos, cenário que se prolongou por mais de sete horas.

 

Em causa esteve o encerramento de algumas avenidas cruciais para o acesso ao centro da urbe e a circulação dentro da mesma, para dar lugar a provas de ciclismo de estrada inseridas nos X Jogos Africanos.

 

 

 

Embora tenha havido avisos prévios sobre o encerramento das vias, é seguro, pelo que nos foi dado a assistir, que nem os cidadãos, os organizadores, a Polícia e as autoridades municipais calculavam a dimensão real do impacto que o cenário ia gerar, muito menos estavam preparados para atenuá-lo, numa cidade já de si problemática sob ponto de vista de circulação devido ao cada vez maior crescimento do parque automóvel, facto aliado à falta de vias alternativas.

 

 

 

O congestionamento do tráfego, que se registou desde cerca das 7.00 horas, prolongou-se até pouco depois das 14 horas, dentro e nos limites da cidade de cimento.

 

 

As rotas dos “chapas” foram profundamente alteradas, embaraçando milhares de utentes, muitos dos quais viajando apinhados.

Às limitações em termos de vias de acesso, que caracteriza a capital, juntou-se o défice de informação por parte da maioria dos cidadãos, apesar dos anúncios que foram sendo divulgados nos media, conduta de alguns automobilistas e falta de agentes da Polícia e/ou reguladores de tráfego à altura do problema, que se reflectiu em quase todos os sectores da vida e actividade da cidade. 

 

 

Há registo de doentes que ficaram bloqueados nas estradas em viaturas particulares e de outros cidadãos que atrasaram os voos devido à dificuldades de acesso ao Aeroporto.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias