Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 27 DE Julho 2011
(C. Bila)
(C. Bila)

 

QUEM adormeceu nas jornadas iniciais e só agora acordou, a realidade pode ser-lhe adversa em relação ao seu futuro no Festival dos Jogos Escolares. É que, precisamente hoje, termina a primeira fase das competições e o acesso às cobiçadas meias-finais não somente se tornou bastante interessante como também extraordinariamente renhida.
 

À excepção de alguns casos que entraram verdadeiramente em grande, sem oferecer quaisquer tréguas aos seus adversários e, por consequência, carimbarem antecipadamente o passaporte rumo às meias-finais, a esmagadora maioria dos qualificados para a etapa decisiva será encontrada hoje, nos vários recintos desportivos da província do Maputo que acolhem o X Festival Nacional dos Jogos Escolares.

 

De uma forma geral, a competição tem sido muito boa e com partidas espectaculares. Mas também, em contraponto, encontramos alguns jogos em que impera a ingenuidade, acabando por ser desafios sem qualquer emotividade. Entretanto, seja como for, há um denominador comum: independentemente daquilo que se produz nas quatro linhas, os termómetros nas bancadas atingem temperaturas altíssimas, tal é o calor proporcionado pelas incessantes claques de cada delegação.

 

Modalidade por modalidade, e considerando o sucedido até à terceira jornada, na segunda-feira, no futebol, Zambézia, Sofala e Nampula, pelo Grupo “A”; Niassa, Maputo-província e Inhambane, pelo “B”, são as selecções melhor posicionadas para passar à fase seguinte. Hoje, atenção ao grande confronto entre nampulenses e zambezianos, sobre o qual convergem as maiores expectativas do dia.

 

Na bola-ao-cesto, as surpresas são oferecidas pelas equipas de Manica, Tete e Niassa, que “a priori” fora de qualquer cogitação surgem, no entanto, embaladas rumo às meias-finais, em detrimento das rotuladas selecções da Zambézia, Nampula e província do Maputo. Hoje, os encontros Zambézia-Nampula e província do Maputo-Niassa prometem muita luta.

 

Em relação aos femininos, Sofala e Maputo-Cidade podem ter a qualificação já garantida, enquanto Zambézia, Manica e Inhambane procuram ainda um lugar ao sol.
O desafio entre as selecções da capital do país e da “terra da boa gente” apresenta-se na crista da onda.

No andebol, considerando a grandeza que vem sendo demonstrada pelas províncias da Zambézia, Sofala, Nampula, Niassa e Maputo, é de calcular que, caso algo de extraordinário aconteça na jornada de hoje, estas formações realmente transitem para etapa decisiva.

Já no andebol feminino colocam-se ainda algumas interrogações, se bem que Inhambane, ao que tudo indica, já terá carimbado o seu passaporte.

 

Manica, Gaza, Cabo Delgado e à espreita Zambézia, Tete, Sofala e Cidade de Maputo, a sua intromissão pode provocar alguma “confusão”, o que até certo ponto é bom, dado que se pretende que o despique seja até às últimas consequências. É desta forma que se aguardam partidas bastante renhidas nesta derradeira ronda, nomeadamente Gaza-Zambézia, Sofala-Tete e Inhambane-Cabo Delgado.

 

Quanto ao voleibol, a discussão envolve, por um lado, Zambézia, Sofala e Nampula; e, por outro, Niassa, Maputo-província e Inhambane.

 

Decisivo, para hoje, é o embate entre Sofala e Nampula. Em femininos, Manica, Gaza, Inhambane e Cabo Delgado encontram-se em melhores condições de seguir em frente, mas tudo dependerá daquilo que acontecer no jogo Manica-Gaza.

 

 

O atletismo, que iniciou ontem no Estádio Olympáfrica, em Boane; o xadrez, a decorrer no Centro Cultural do Banco de Moçambique; e a ginástica, no Parque Municipal da Matola, são outras modalidades que preenchem o calendário competitivo deste X Festival Nacional dos Jogos Escolares. 
Fonte:Jornal Noticias
publicado por Vaxko Zakarias às 11:17
 O que é? |  O que é? | favorito
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
16
17
23
24
25
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO