Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 08 DE Junho 2011

 

Mart Nooij-doc

 

 

Diz nunca ter assumido que os Mambas iriam qualificar-se para o CAN-2012!

 

É, no mínimo, um posicionamento controverso! Ridiculo!  O seleccionador nacional de futebol, Mart Nooij, disse à imprensa no final do jogo em que os Mambas perderam com a Zâmbia  (3-0) que nunca havia assumido e  dito que o combinado nacional iria qualificar-se para o CAN-2012.  Respondendo a uma questão levantada pelos jornalistas moçambicanos escalados para cobrir este embate, referente à quarta jornada do grupo C das eliminatórias para o CAN-2012, sobre as contas da  qualificação, após o desaire diante dos “xipolopolo”, o técnico holandês referiu que “nunca disse que Moçambique iria qualificar-se para o CAN-2012”.  Como que a atirar a toalha ao chão, Mart Nooij ajuntou que “vamos continuar a construir uma nova equipa”.

São, de resto, declarações infelizes do técnico holandês, uma vez que, de acordo com os termos de contrato celebrado pelo período de 1 de Agosto a 30 de Julho de 2014, o   mesmo depende das seguintes condições: Artigo 2, vigência: 

1. a) qualificação para o CAN-2012;

b) Qualificação para o CAN Interno-2013;

c) Qualificação para o CAN-2014 e passar a primeira fase do CAN-2014;

d) Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014.

2. se, no entanto, não se conseguir o objectivo previsto em qualquer alínea do ponto anterior, a Federação Moçambicana de Futebol usará a prerrogativa de terminar o contrato imediatamente após o último jogo da fase de grupos. Neste cenário, não haverá qualquer indemnização.

3. Por quaisquer outras razões, se uma das partes decidir rescindir unilateralmente o contrato, esta deverá compensar a outra parte no valor equivalente a três salários mensais.

4. O contratado obriga-se, mediante a remuneração estipulada no artigo 7 deste contrato e sob a autoridade e direcção do contratante, à prestação de serviços de seleccionador nacional “A” e responsável pela equipa de Sub-23, nomeadamente:

a) elaborar um programa de trabalho detalhado para a Selecção Nacional “A” competir nos CAN existentes durante a vigência deste contrato;

b) formar a equipa Sub-23 e elaborar um programa de trabalho detalhado para competir nos Jogos Africanos - Maputo 2011, Jogos Olímpicos - Londres 2012 e Campeonato do Mundo de Futebol – Rio 2014;

c) elaborar um programa de trabalho detalhado de “rejuvenescimento” da selecção Nacional “A”.

A novela que  o “O pais” contou em primeira mão

Na edição de 6 de Julho de 2010,  o jornal “ O País” publicou um  texto em que abordava a polémica em torno da renovação do contrato de Mart Nooij com a Federação Moçambicana de Futebol.

Na altura, o técnico  holandês terá garantido ao seu representante que iria chegar a Maputo  na primeira semana de Junho, porém, não especificando o dia. A decisão de vir a Maputo fora forçada pelo ultimato dado pelo Governo e pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), após uma reunião de emergência convocada pelo ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano.  Os dois organismos ameaçaram romper o contrato, caso Mart não se apresentasse para a assinatura do contrato, num espaço de 15 dias.  Na altura,  o Ministério da Juventude e Desportos e a Federação Moçambicana de Futebol reuniram-se com o agente de Mart Nooij, o holandês Bert Sonnesrein, radicado em Moçambique há mais de uma década.


 

Mas vamos ao que importa: as divergências. Na verdade, não é muita coisa que criava alarido. Analisado o contrato elaborado pelo contratante (Federação Moçambicana de Futebol) e a proposta de rectificações feita por Bert Sonnesrein, conclui-se que as divergências derivam de más interpretações, pequenas armadilhas no contrato e algumas manobras da parte do contratado, sem excluir os erros e lapsos no mesmo documento.

 

 

Fonte:O Pais

publicado por Vaxko Zakarias às 09:21
 O que é? |  O que é? | favorito
tags:
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO