Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 02 DE Junho 2011
 Capitão da Samora Machel recebe o troféu (C. Bernardo)

ALEGRE e extraordinariamente animada, a rapaziada da Escola Secundária Samora Machel, de Manica, ergueu bem alto o gigantesco troféu, que simbolizou, ontem, Dia Internacional da Criança, a conquista da nona edição da Copa Coca-Cola em futebol.

 
Uma vitória que de forma inquestionável enalteceu o nome e os feitos do seu patrono, Samora Machel, precisamente no ano em que os moçambicanos lhes prestam singularmente o seu tributo. E foi bonito quando aqueles jovens estudantes maniquenses entoaram velhas canções revolucionárias evocando o nome do primeiro presidente de Moçambique independente.

Com o campo do Maxaquene, na Machava, completamente cheio, como nunca víramos no Moçambola, a final da Copa Coca-Cola, que anualmente envolve escolas secundárias de todo o país, foi uma verdadeira festança, tanto dentro das quatro linhas, onde evoluíram Samora Machel e Heróis Moçambicanos, de Tete, como nas bancadas, onde se achavam milhares de estudantes de diversos estabelecimentos de ensino da Matola, para além de dignitários como o Ministro da Educação, Zeferino Martins, o seu vice, Augusto Jone, a Governadora da província do Maputo, Maria Jonas, o edil da Matola, Arão Nhancale, e representantes da empresa patrocinadora da prova, a Coca-Cola.

 

 

 

 

E como foi o jogo? Primeiro, o resultado: vitória por 4-2 da Samora Machel, com os seus golos a serem apontados por Rodrigues Caetano, Fernando Conaio e Arone António (dois), enquanto Osvaldo Alexandre assinou os dois tentos da Escola Secundária Heróis Moçambicanos, que defendeu o título conquistado no ano passado até às últimas consequências.

 

 

 

 

O desafio começou de forma equilibrada, porém, cedo os tetenses tiveram uma contrariedade, ao verem o seu guarda-redes expulso por jogar com as mãos fora da grande área. Astutos, os maniquenses não perderam a oportunidade. Imediatamente partiram para um incessante jogo ofensivo, baralhando o adversário e obrigando-o a cometer erros. E esses erros acabaram sendo fatais, pois num curto espaço de tempo, já a caminho do intervalo, vieram os primeiros dois golos.

 

 

 

 

Só que, a seguir, Samora Machel teve também uma adversidade, com o cartão vermelho exibido ao autor do primeiro tento, Rodrigues Caetano. Mas, apesar de jogar com menos uma unidade, a turma de Manica não tirou o pé do acelerador, tendo chegado aos 3-0. Com o jogo aberto, Heróis Moçambicanos mostrou-se inconformado e disposto a não entregar o título de bandeja. Vai daí, também começou a pressionar o seu oponente e logrou reduzir a desvantagem, só não chegando ao terceiro golo porque o juiz da partida deixou passar uma claríssima grande penalidade.

 

 

 

 

No final da contenda, a festa dos estudantes da Escola Secundária Samora Machel justificava-se plenamente, tendo em conta o seu domínio em grande parte do jogo e a sua grande capacidade de aproveitamento das falhas do adversário. Na premiação, para além da taça, receberam, das mãos do ministro Zeferino Martins, medalhas e um cheque no valor de 10 mil dólares norte-americanos.

A formação segunda classificada, Heróis Moçambicanos, foi premiada pela governadora Maria Jonas, tendo-lhe cabido um troféu, medalhas e cinco mil dólares.

 

 

 

A Escola Secundária Aeroporto-Expansão, da Zambézia, terceira posicionada mercê do triunfo sobre Namicopo, de Nampula, por três bolas sem resposta, também recebeu uma taça, medalhas e três mil dólares das mãos do representante da Coca-Cola.

Individualmente, foram premiados Seven Augusto, da Zambézia, Melhor Jogador; Paulino Manuel Portimão, de Tete, guarda-redes menos batido; e Samora Machel, equipa “fair-play”.

 

 

 

A nona edição da Copa Coca-Cola encerra esta tarde, no campo do 1º de Maio, a partir das 13.30 horas, com a efectivação do embate entre a campeã Samora Machel e uma selecção dos melhores jogadores das outras formações. 
Fonte:Jornal Noticias
publicado por Vaxko Zakarias às 13:32
 O que é? |  O que é? | favorito
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO