Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

X JOGOS AFRICANOS - Retiradas quatro modalidades

 

Ginastica

QUATRO modalidades, designadamente tiro, remo, halterofilismo e ginástica, foram retiradas do programa oficial dos X Jogos Africanos de Maputo-2011, a acontecerem entre os dias 3 e 18 de Setembro.

 

 

De acordo com uma deliberação saída das recentes reuniões do Conselho Superior do Desporto em África (SCSA) com diferentes organismos continentais e o Comité Organizador do evento (COJA), as Confederações Africanas destas modalidades não conseguiram satisfazer, atempadamente, os vários requisitos exigidos para que as respectivas competições decorressem sem sobressaltos.

 

Uma das premissas básicas colocadas pelo SCSA, desde que se adjudicou a Olimpíada africana ao nosso país, tinha a ver com o apoio em material e equipamento a Moçambique em determinadas modalidades, tendo em conta, por um lado, o facto de não serem praticadas entre nós, e, por outro, serem bastante caras, nomeadamente para a importação dos equipamentos.

 

Não tendo as Confederações Africanas de Tiro, Remo, Halterofilismo e Ginástica satisfeito estas condições, e verificando-se que a competição se aproxima a passos largos, decidiu-se pela sua retirada do calendário desportivo dos X Jogos Africanos, reduzindo-se assim as modalidades de 24 para 20.

 

Ontem esta matéria foi objecto de apreciação por parte do Conselho de Ministros na sua sessão ordinária, que também se congratulou pelo facto de o SCSA ter dado nota positiva ao processo de organização do evento.

SELECÇÃO FEMININA DE FUTEBOL PREPARA-SE

 

A SELECÇÃO Nacional futebol feminino prepara-se desde há dias com vista a sua participação nos Jogos Africanos Maputo-2011, que decorrerão de 3 a 18 de Setembro próximo.

 

As “meninas” trabalham alternadamente no Campo do 1º de Maio e Estádio da Machava e, nesta primeira fase, que se prolongará até o dia 25 do mês em curso, estão a ser submetido a treinos específicos, com vista ao condicionamento físico e técnico.

O plantel actual é constituído por 23 jogadoras saídos de quatro clubes, nomeadamente Grupo Desportivo do Zixaxa, Maxaquene, Associação Desportiva da Província de Maputo (ADPM) e Paradise.

A turma do Zixaxa é a que conta com mais atletas (nove), seguida da formação da ADPM (oito), Paradise (quatro) e, finalmente, Maxaquene (dois).

 

Nesta etapa inicial, o combinado nacional trabalha três vezes por semana – às segundas, terças e quartas-feiras – e presume-se que acelere a preparação a partir de Junho, a anteceder o estágio pré-competitivo.

 

EIS AS PRÉ-SELECCIONADAS:


ZIXAXA – Ana, Albertina, Amália, Aurora, Honória, Júlia, Remate, Rosalina e Sara.

 

ADPM – Ana, Amélia, Celeste, Clotilde, Lucitina, Márcia, Neusa e Inés.

 

PARADISE – Augusta, Aícha, Célia e Grita.

 

MAXAQUENE – Lúcia e Isabel.

 

 

Fonte:Jornal Noticias

3 comentários

Comentar post