Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Inauguração do “Zimpeto” marcada para 23 de Abril

 

Estádio do Zimpeto, pronto e apto a ser utilizado

 

PRONTO e apto a ser utilizado, o Estádio Nacional do Zimpeto já vai ser inaugurado. O acto, a ser dirigido pelo Presidente da República, Armando Guebuza, está marcado para 23 de Abril e consistirá numa mega-cerimónia que culminará com uma partida de futebol entre as selecções de Moçambique e da Tanzania.

 
 

Várias actividades de índole cultural e desportiva estão sendo rigorosamente preparadas para marcar a abertura oficial do maior empreendimento desportivo construído no período pós-independência. O Ministério da Juventude e Desportos, que encabeça todo o processo, juntou-se a diversas instituições públicas e privadas para a prossecução do majestoso evento, a decorrer nos períodos diurno e nocturno de sábado da próxima semana, dia 23.

 

Estima-se que a capacidade do Estádio Nacional do Zimpeto – 42 mil espectadores – seja totalmente preenchida, dada a enorme expectativa que reina na capital do país, e não só, em redor da inauguração desta infra-estrutura que vem sendo objecto de extraordinário interesse de todos nós desde o início da sua construção, há três anos, e que será o epicentro dos X Jogos Africanos de Maputo-2011. Pela sua envergadura e, sobretudo, pela singular importância do acto, Moçambique inteiro irá se reencontrar nas diferentes manifestações culturais previstas para ter lugar, numa clara demonstração da pertença do estádio a todos os moçambicanos.

 

O clímax da cerimónia consistirá num jogo de futebol entre as selecções de Moçambique e da Tanzania, fazendo recordar os vários encontros amigáveis realizados entre as equipas nacionais dos dois países irmãos nos primórdios da independência. Para os jogadores dos “Mambas”, será um marco histórico pisar a verdejante relva daquele recinto precisamente no dia da sua inauguração, na perspectiva de que, doravante, a festa dos grandes jogos da selecção sejam no Zimpeto.

 

Aliás, porque estamos em presença de um Estádio Olímpico, isto é, contemplando um campo de futebol e uma pista de atletismo com os devidos apetrechos para as várias disciplinas desta modalidade, nomeadamente saltos e lançamentos, no intervalo do Moçambique-Tanzania serão efectuadas algumas provas internacionais de atletismo, num “cocktail” desportivo que se espera bastante interessante.

 

Neste momento, decorrem vários ensaios à volta do próprio estádio e da cerimónia da sua inauguração. Testes de luz, tendo em conta as transmissões radiofónicas e televisivas em directo, assim como de som, considerando a componente do programado espectáculo musical, estão a ser levadas a cabo por técnicos de diversos organismos. Paralelamente, decorrem ensaios de números de ginástica massiva e de legendas humanas, a serem executados por crianças de escolas primárias do Zimpeto e bairros circunvizinhos. 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

 
 

Inserida no Programa Quinquenal do Governo (2005/2009), no que tange à construção, reabilitação e manutenção de infra-estruturas desportivas, o Estádio Nacional do Zimpeto resultou de um acordo celebrado entre os Governos de Moçambique e da China, envolvendo um montante de 57 mil dólares norte-americanos, disponibilizados pelo Executivo chinês.

 

Com capacidade para 42 mil espectadores, dos quais 10 mil em zona coberta de aço e numa área de 13500 metros quadrados, o estádio dispõe de múltiplos compartimentos, entre eles tribuna presidencial, bancada VIP e um sistema moderno na bancada de Imprensa, incluindo cablagem para Internet, cabinas para comentadores de rádio e televisão.

 

O empreendimento foi erguido numa área total de 267.900 metros quadrados, dos quais 41987 metros quadrados foram ocupados pelo próprio Estádio Nacional do Zimpeto.
 
 
Fonte:Jornal Noticias

 

2 comentários

Comentar post