Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Namuno constrói campo de futebol com fundos próprios

Cabo DelgadoO GOVERNO de Namuno, em Cabo Delgado, sentou-se e decidiu a construção de um campo de futebol, na sede distrital, com fundos próprios que o administrador Casimiro Calope não revelou e ficou o segundo com uma iniciativa similar a seguir a Balama, vizinho da mesma latitude.

 
 

Foi uma exigência da própria população, sobretudo dos jovens, que, dentre muitas coisas, exigem também infra-estruturas para a prática desportiva, e o Governo não pode ser insensível a estas pretensões, apesar de ter muitas prioridades”, recordou o administrador de Namuno.

 

Calope confessou ter sido um pouco difícil convencer os outros membros do Executivo a pôr na mesa das realizações a construção de um campo de futebol, se bem que vozes se levantaram sobre a pertinência da tal obra, sendo que há muito a fazer num distrito carente de muitas infra-estruturas sociais.

 

Foi necessário fazer valer a ideia que os jovens e antigos praticantes de futebol punham nos nossos encontros com a população. Às vezes comparavam o nosso distrito com Balama, sendo que este nasceu depois de Namuno, quando aquele era um posto administrativo”, explica.

 

Depois de concluído o campo, o que resta é organizar melhor os campeonatos inter-localidades, a nível dos postos administrativos, e, mais tarde, pensar em sair para competir com os outros distritos.

 

Não estamos a correr para competir a nível externo do distrito. Queremo-nos organizar, termos bases internas fortes, tornar robusto um campeonato distrital que seja fruto de competição, desde a localidade até ao distrito, e daí sair uma boa selecção para vender em competições com outros distritos e, se for caso disso, no campeonato provincial, quer seja recreativo ou federativo”, garantiu Casimiro Calope.

 

O campo de Namuno, que a muitos impressiona numa região rural, dispõe de condições, pelo menos a nível da vedação, raras em muitos distritos de Cabo Delgado, incluindo aqueles considerados tradicionais praticantes de futebol, como sejam Montepuez, Chiúre, Mueda, Mocímboa da Praia e Ibo, com uma relva natural que suplanta a do Estádio Municipal de Pemba.

 

Nos tempos que correm, o campo, que se encontra próximo do local onde se realizam reuniões e comícios, transformou-se num cartão de visitas de qualquer um, sendo que os hóspedes o apreciam e pedem para visitar o seu interior, por causa de uma vedação consistente, bloco de cimento, trabalho que estava a cargo de uma construtora reconhecida na província.

 

Falta-nos colocar no muro de vedação publicidade diversa, para o que estamos a convidar individualmente as empresas sedeadas ou que têm interesse no distrito para publicitá-las”, disse, por seu turno, a directora dos Serviços Distritais da Educação Juventude e Tecnologia de Namuno, Cristina Cornélio.

 

Fonte:Jornal Noticias