Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Terça-feira, 18 DE Janeiro 2011

 

Terminou o maior empreendimento desportivo construído de raiz no país desde 1975. Carlos Sousa, vice-ministro da Juventude e Desportos, recebeu a chave das mãos do embaixador da China. Huang Songfu e Carlos de Sousa

Depois de uma série de adiamentos, finalmente foi, ontem, entregue o Estádio Nacional do Zimpeto. O embaixador da China, em Moçambique, entregou a chave ao vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos de Sousa. Na altura da recepção da chave do maior empreendimento desportivo, construído de raiz desde a independência nacional, das mãos do embaixador da China em Moçambique, Huang Songfu, Carlos Sousa disse que este é um marco importante na história do país, numa altura em que todas as atenções estão viradas para a realização dos X Jogos Africanos. “Acabámos de testemunhar um dos maiores momentos. A entrega do Estádio Nacional do Zimpeto significa muito orgulho para o povo moçambicano e um grande passo para a concretização dos nossos objectivos na realização dos Jogos Africanos”, disse Sousa.

 

Já Huang Songfu, embaixador da China em Moçambique, disse que o momento de entrega, provisória, do Estádio marca os 35 anos de amizade e apoio em diferentes áreas, entre os dois povos, e reconheceu a batalha de combate à pobreza, que o governo moçambicano tem enfrentado.

 

E porque seria incontornável falar da inauguração de um Estádio Nacional sem falar do desporto-rei, Feizal Sidat, presidente da FMF, disse que já há selecções candidatas para o jogo da inauguração do mesmo. Botswana, Angola e Tanzania são os países que manifestaram interesse em participar na cerimónia da inauguração, a decorrer em Março próximo.

 

David Simango, presidente do Conselho Municipal de Maputo, disse que com o funcionamento do Estádio Nacional e da Vila Olímpica, a zona do Zimpeto, em Maputo, irá registar altos níveis de desenvolvimento.

Recorde-se que enquanto não é indicado o dia da inauguração oficial do Estádio Nacional do Zimpeto, ora prevista para Março próximo, o empreendimento estará sob gestão do Fundo para a Promoção Desportiva.

 

A Infra-estrutura


Baptizado com o nome de Estádio Nacional do Zimpeto esta é a maior infra-estrutura desportiva que o país construiu desde a independência nacional. As obras iniciaram em Outubro de 2008 e duraram 24 meses, dos 27 previsto pelo empreiteiro chinês.

Ocupa uma área de 41.987 metros quadrados. O Estádio tem capacidade para 42 mil pessoas, sendo 30 mil na bancada central sol e 10 na central sombra. Este espaço acolhe também 400 lugares VIP e 14 camarotes.

 

O majestoso Estádio Nacional possui ainda, na sua zona este, uma área para supermercados, sala de conferência, na parte oeste e lojas de conveniência, tudo isto no primeiro piso.

 

Esta infra-estrutura desportiva oferece, igualmente, 26 cabines para imprensa, 250 lugares com acesso à internet e telefone para comentadores desportivos. Conta, por outro lado, com uma sala de transmissão televisiva dos jogos com acesso à internet.

O rés-do-chão dispõe de duas salas vip reservadas à recepção de convidados especiais, para além de dois marcadores electrónicos, seis balneários, sendo quatro para atletas e os restantes dois para as equipas de arbitragem.

 

Na zona norte e no primeiro piso, o estádio oferece ainda uma pista de 74 metros quadrados para aquecimento de atletas.

Para a entrada e saída dos espectadores, o estádio está dotado de quatro portões de grandes dimensões, para além de uma pista de atletismo com 10 lugares.

 

Jersild Chirindza e Arsénio Henrique

 

Fonte:O Pais

publicado por Vaxko Zakarias às 09:48
 O que é? |  O que é? | favorito
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
19
20
22
23
26
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO