Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

“PROVINCIAIS” DE FUTEBOL - Académica não cede na cidade de Maputo

A ACADÉMICA manteve-se seguro na liderança do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo ao vencer fora o Cape-Cape, por 1-0, em desafio da sétima jornada.

A ACADÉMICA, despromovida do último Moçambola
Os “estudantes”, tal como se previa, venceram mas passaram por maus bocados devido à boa réplica imposta pelo Cape-Cape, uma equipa sempre difícil, principalmente quando joga em casa.

O triunfo da Académica acabou sendo precioso já que o 1º de Maio, Mahafil e Estrela Vermelha, concorrentes directos na “batalha” pela primeira posição, também venceram nesta ronda.

O 1º de Maio ganhou fora ao Zixaxa, por 2-1. O Mahafil bateu o Beira-Mar da Catembe pela mesma marca, enquanto o Estrela Vermelha venceu as Águias Especiais, por 2-0.

Quem continua a defraudar é o União FC, que “a priori” era conotado como um dos sérios candidatos a ocupar os lugares cimeiros. Desta vez perdeu frente ao Nova Aliança, por 1-2.

Assim está a classificação: 1º Académica (17 pontos); 2º 1º de Maio (15); 3º Mahafil (14); Estrela Vermelha (12); Nova Aliança (11); União FC(7); Beira-Mar (7); Águias Especiais (6); Cape-Cape (3) e Zixaxa (2).

MANHIÇA COLA-SE AO LÍDER NA PROVÍNCIA

O Clube da Manhiça alcançou o líder do “Provincial” de Maputo, a formação do Incomáti, ao vencer fora o Djuba FC, por 1-0. A equipa da Manhiça passou a somar 25 pontos os mesmos do Clube de Incomáti, líder da prova, que ficou de fora devido ao número ímpar de equipas.

No confronto entre últimos classificados, o Desportivo da Matola e o Simba empataram a duas bolas, enquanto o Clube da Maragra ganhou ao Liber Bulls, por 2-0.

PÚNGUÈ COMANDA

O Têxtil do Púnguè continua a liderar o Campeonato Provincial de Futebol de Sofala, com 24 pontos, depois de no domingo passado ter derrotado o Estrela Vermelha da Beira por uma diferença de duas bolas (3-1).

O embate entre o Têxtil do Púnguè e o Estrela Vermelha era o mais importante da jornada. Com esta derrota, os “alaranjados” continuam com oito pontos, que lhe dão direito à quinta posição.

O segundo lugar, por seu turno, continua a ser ocupado pelo Sporting depois de esta formação ter conseguido uma vitória mercê da falta de comparência averbada pelo seu adversário do domingo passado, Piratas da Beira. Assim, o Sporting somou 21 pontos e os Piratas estão na penúltima posição com oito pontos.

Na terceira posição está o Pipeline, que sábado passado empatou sem abertura de contagem com o Desportivo de Chingussura, que ocupa o sexto lugar.

Na próxima jornada, a nona, neste caso, o Matchedje terá pela frente o Têxtil do Púnguè (1-2 na primeira volta). Enquanto isso, o Sporting vai receber o Pipeline. Na primeira volta esta formação derrotou o Pipeline por quatro bolas sem resposta.

Já o Estrela Vermelha terá pela frente os Piratas da Beira, a quem na primeira volta os derrotou por duas bolas sem resposta. Por sua vez, o Vespas Futebol Clube do Dondo receberá o Desportivo de Chingussura. Na primeira volta, o Desportivo derrotou a formação do Dondo por uma diferença de um ponto (3-2).

MOÇAMBIQUE FC NOVO LÍDER EM NAMPULA

O “Provincial” de Nampula que no fim-de-semana passado rodou a sua sétima jornada da primeira volta continua a ser uma autêntica caixinha de surpresas. Depois do Sporting de Monapo, na jornada anterior, ter conseguido liderar a prova, actualmente o lugar é surpreendentemente ocupado pela equipa do Moçambique Futebol Clube do município da Ilha, com 16 pontos, os mesmos do Desportivo de Nacala.

Uma equipa que entra pela primeira vez em provas oficiais, o Moçambique Futebol Clube da Ilha, por coincidência tirou a liderança ao vencer por uma bola a zero o Sporting de Monapo que, na jornada anterior, havia ascendido àquele lugar destronando o Desportivo de Nacala que por seu turno empatou, nesta jornada, a zero bola na sua deslocação à cidade de Angoche com o Clube de Desportos local.

Noutras partidas realizadas, o Sporting de Nampula, ora treinado pelo novo timoneiro Carlos Williams, teve que se aplicar a fundo para levar de vencida, por escasso 1-0 a turma do Hospital Central, enquanto a Casa Issufo conseguiu o resultado mais volumoso ao bater o Sporting da Faina por três bolas a zero.

O jogo entre o Sporting de Angoche e o Benfica de Nampula, realizado na cidade de Angoche, não chegou ao fim, pois foi interrompido por escaramuças provocadas pelos adeptos dos “leões” faltando cinco minutos para o seu término e os “encarnados” venciam por uma bola sem resposta, mesmo resultado conseguido pelo Benfica de Monapo diante do seu homónimo de Angoche.

Com este quadro de resultados, a liderança da prova é partilhada pelo Moçambique Futebol Clube da Ilha e o Desportivo de Nacala, com 16 pontos cada, seguido do Sporting de Monapo que soma 15, menos dois que Benfica de Nampula e do Monapo que estão com 13 pontos.

Sporting de Nampula está em sexto lugar com 12 e Angoche Clube de Desporto com sete. Seguem mais abaixo as equipas Sporting de Angoche e Hospital Central de Nampula com cinco pontos cada. O Benfica de Angoche tem dois e Sporting da Faina, em último lugar, conta apenas com um ponto.

CHIBUTO NO TOPO EM GAZA

O último fim-de-semana desportivo em Gaza serviu para o acerto de calendário, com a disputa do jogo Clube de Gaza- Tekamahala, que terminou com um empate sem abertura de contagem, naquilo que foi uma oportunidade flagrante de a equipa gazense liderar o Campeonato Provincial de Futebol local, actualmente comandado pelo Clube de Chibuto.

Assim, o Chibuto vai à frente com 16 pontos, seguido do Clube de Gaza e de Bilene, respectivamente com 14 e 12 pontos, estando na cauda da classificação a formação local do Costa do Sol, sem nenhum ponto.

A Taça de Moçambique, na sua fase provincial, conheceu no pretérito fim-de-semana a disputa da meia-final que colocou frente-a-frente o Clube de Manjacaze e o Ferroviário de Mabalane, com a vitória a pertencer a primeira equipa por duas bolas sem resposta.

Com este desfecho, foi assim encontrada a formação que irá enfrentar o Clube de Gaza no jogo que no próximo dia 14 de Junho irá apurar a equipa que representará a província na fase seguinte do certame.

O Campeonato Provincial será retomado no final de semana para a disputa da sétima ronda, com o aliciante Clube de Chibuto-Clube de Gaza, que coloca em questão a liderança.

Os restantes jogos são: Tekamahala-Costa do Sol, Ferroviário de Gaza-Associação Desportiva de Chókwè, Bilene-Ferroviário de Mabalane e Chidenguele-Manjacaze.