Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Bronze para as meninas de básquete

A SELECÇÃO Nacional Feminina de Basquetebol Sub-18 conquistou domingo, em Tunis, a medalha de bronze graças à terceira posição no Campeonato Africano, ao vencer a Nigéria, por 69-63.


O combinado nacional, que havia tido o sonho de conquistar o título mas caiu por terra depois de ser copiosamente derrotada nas meias-finais pela selecção do Mali, por 28-62, voltou a exibir-se a contendo. Com boas movimentações ofensivas, as moçambicanas iam “trocando” os olhos às nigerianas, que até se bateram bem, mas foram bafejadas pela superioridade técnica e táctica da equipa moçambicana.

As malianas, que foram claramente a melhor equipa da competição, acabaram mesmo por conquistar o título, após ter ganho, na final, a Tunísia, por 57-35.

A maliana Sacko Djeneba foi a grande figura do encontro, com 14 pontos e 15 “roubos” de bola.

Ainda sobre a turma nacional é de referir que as suas excelentes prestações, na fase de grupos, da fizeram crescer as expectativas quanto a uma possível conquista do Campeonato Africano.

Moçambique apurou-se em segundo lugar na fase de grupos, atrás da anfitriã, Tunísia, única equipa que logrou bater a turma nacional, já que nos outros embates somou por vitórias nos jogos com a Costa do Marfim, Benin e Uganda.

Nos quartos-de-final, a selecção moçambicana venceu a Guiné Conakri, por 78-32.

Noutro despique das meias-finais, a Tunísia ganhou a Nigéria, por 65-64. Esta vitória à tangente reflecte o quão este confronto foi emotivo e combativo.

No desafio de apuramento do quinto classificado a Costa do Marfim venceu o Quénia, por 45-34, enquanto no apuramento do sétimo, a Guiné derrotou o Benin, por 40 – 49.

Mali e Tunísia serão os representantes africanos no Campeonato do Mundo de Sub-19 a decorrer no próximo ano, em Banguecoque, Tailândia.

CLASSIFICAÇÃO GERAL: 1º MALI, 2º TUNÍSIA, 3º MOÇAMBIQUE, 4º NIGÉRIA, 5º COSTA DO MARFIM, 6º GUINÉ, 7º QUÉNIA, 8º BENIN, 9º RD CONGO, 10º ANGOLA, 11º UGANDA E 12º ZIMBABWE.

TROFÉUS INDIVIDUAIS: MELHOR JOGADORA – Maiga Laoudy

MELHOR MARCADORA : Akishili Nkechi (NIGÉRIA), 173 pontos; MELHOR RESSALTADORA - Tânia Dongue (MOÇAMBIQUE) 92 ressaltos; MELHOR TRIPLISTA - Kouyate kani (COSTA DO MARFIM);

FAIR PLAY - BENIN