Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

MOÇAMBOLA-2009 - Costa do Sol, 2-Liga Muçulmana, 1 : Sol brilhante, vivo e fantástico

É verdade que não é por ter ganho ontem que o Costa do Sol se pode dar ao luxo de festejar para além de uma vitória.

Sol brilhante, vivo e fantástico contra a Liga Muçulmana
No entanto, tem razões de sobra para depois, deste “simples” triunfo se arvorar a algo mais consistente, neste caso concreto a liderança isolada do campeonato. Mais: para além de ter sido um 2-1 perante o adversário com quem vinha discutindo tenazmente o primeiro lugar, tratou-se do rescaldo de uma exibição a todos os títulos magnífica, numa tarde em que o futebol, pela excelente qualidade do jogo proporcionado por ambos os contendores, voltou a ser uma indiscutível paixão para os adeptos que marcaram presença no campo dos “canarinhos”.

A objectividade do Costa do Sol começou a marcar diferença desde logo, mercê de uma linha intermediária funcional, com Mambo mais no apoio às missões defensivas, Silvério, Josimar e Ruben, o deslumbrante triunvirato, a interligar-se eficazmente com a dupla de sonho Marufo/Tó.

Foi assim que os “canarinhos” se assenhorearam dos acontecimentos sem grandes problemas, com o facto caricato de os baixinhos desta formação, usando da sua irrepreensível técnica, se sobreporem com uma facilidade tremenda aos gigantes centrais da Liga Muçulmana, nomeadamente Mack e Gabito e posteriormente Marito.

Mas, senhoras e senhores, mérito igualmente para a turma de Neca. Com efeito, a Liga, superiormente comandada por Sadomba, foi paulatinamente mostrando a sua grandeza, através de venenosos contra-ataques que no Costa do Sol acabaram revelando o seguinte: o lateral direito João com um nível invejável e o guarda-redes Antoninho com reflexos renovados.

A grande penalidade cobertura por Josimar, aos 19 minutos, não abalou o adversário. Embora os “canarinhos” mantivessem a sua fantástica qualidade de jogo ofensivo, assente numa velocidade estonteante, desmarcações e triangulações de se lhe tirar o chapéu a Liga também ligou o “turbo” e, aí, os desequilíbrios de Sadomba vieram ao de cima, culminando com o passe de mestria para o cabeceamento vitorioso de Alvim, no final da primeira parte.

Ninguém definhou perante estas circunstâncias. Igualmente, ninguém se mostrou satisfeito com o empate. Novamente na mó de cima, o Costa do Sol chega ao segundo tento por intermédio de Marufo, na conclusão de um excelente trabalho individual de Tó. Descanso para os “canarinhos”? Bem gostariam os seus adeptos, só que a verdade manda dizer que a Liga replicou como manda o preceito, encostando o adversário na defesa e saindo esporadicamente em contra-ataques. Os momentos finais foram vividos com o credo na boca, mas a grande tarde de Antoninho anulou tudo.

Apesar de, incompreensivelmente, contestado pelos “canarinhos”, o juiz nampulense Dionísio Dongaze esteve bem.

FICHA DO JOGO

Árbitro: Dionísio Dongaze, coadjuvado por Mário Albino e Januário Pastola. Quarto árbitro: Samuel Chirindza.

COSTA DO SOL – Antoninho; João, Kito, Jonas e Dito; Silvério (Alvarito), Mambo, Josimar e Ruben; Marufo (Inácio) e Tó (Artur).

LIGA MUÇULMANA – Binó; Calima (Filipe), Mack, Gabito (Marito) e Suleimane; Micas (Carlitos), Alvim, Chico e Vling; Maninho e Sadomba.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Gabito, Calima, Kito, Carlitos, João e Alvim.

Golos: 1-0, Josimar (19 m), de “penalty”; 1-1, Alvim (46 m); 2-1, Marufo (52 m).

Alexandre Zandamela