Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - “Dragão” efervescente na recepção ao Arsenal


 

O ESTÁDIO do Dragão veste-se hoje de gala para receber o Arsenal, adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus.

 

FC PORTO-HAMBURGO, 4-1

Será uma daquelas noites frias que se tornam quentes devido ao grau de importância do desafio para ambas as formações. O início do encontro está previsto para as 21:45 horas.

 

Se o FC Porto não vencer, será obrigado a contrariar a tradição na Inglaterra, onde nunca ganhou e só empatou dois jogos num total de 14. Vista neste prisma, ganha especial importância a partida do “Dragão”, ainda que Arsene Wenger já tenha avisado que o 0-0 o deixaria satisfeito.

 

O passado dá-lhe razão. Resta avaliar que argumentos têm as equipas para trocar às voltas um histórico tão longo e tão pronunciado. Jesualdo Ferreira não acredita em fatalismos, mas vai piscar o olho a um triunfo que lhe permita especular em Londres.

 

Nas eliminatórias a contar para a Taça/Liga dos Campeões, nunca os azuis-e-brancos ficaram pelo caminho quando disputaram e ganharam a primeira “mão” em casa. Já aconteceu por 12 vezes e com especial importância nas duas caminhadas que terminaram com a conquista do “caneco”.

 

Em 1986/87, o FC Porto fez quase todo o percurso até Viena a arrancar em Portugal, sendo a excepção o duelo com os checos do Vitkovice, que implicou uma reviravolta nas “Antas”, depois da derrota fora de portas foi, a título de curiosidade, a última remontada portista na prova.

 

Já em 2003/04, foi também fundamental o avanço conquistado perante Manchester United e Lyon, sendo que o nulo com o Deportivo da Corunha, nas meias-finais, foi superado com uma vitória na Galiza. Desde essa época que o FC Porto não consegue ganhar vantagem quando arranca para eliminatórias europeias em casa. Assim, sucedeu em 2004/05 com o Inter (1-1 no Dragão, 1-3 em Milão) e em 2006/07 com o Chelsea (novamente 1-1 na Invicta e 1-2 em Londres).

 

Ainda hoje, o Bayern Munique mede forças em casa com a Fiorentina. Estas equipas fizeram parte do mesmo grupo em 2008/09. Os bávaros tentarão negar a sexta vitória consecutiva dos toscanos na presente temporada, quando as duas formações se encontrarem na primeira “mão”, em Munique.

 

Hoje

 

Bayern-Fiorentina

 

Porto-Arsenal

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.