Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Futebol : Sub-17 defronta congénere alemã

 

A SELECCÃO Nacional de Futebol de Sub-17 defronta esta tarde, a partir das 15.00 horas, no campo do Costa do Sol, a sua congénere da Alemanha, em partida que marca o início do intercâmbio entre ambas, na esteira da cooperação entre os dois países no contexto desportivo.

Mambinhas

 

Os germânicos chegaram a Maputo no sábado, para efectuarem dois jogos amigáveis com os “Mambinhas”. Fizeram uma “peladinha” domingo, no campo do Zixaxa, e, ontem, um treino de adaptação ao relvado sintético do Costa do Sol. O segundo encontro entre as duas selecções realiza-se na quinta-feira, no campo do 1º de Maio.

 

Este intercâmbio constitui um momento ímpar para os “Mambinhas” que, afastados precocemente das competições da CAF, há sensivelmente dois anos, não têm tido oportunidade de competir com regularidade, numa altura em que se aproximam as eliminatórias para as competições internacionais, nomeadamente os Campeonatos Africanos das Nações de Sub-17 e de Sub-20.

 

De acordo com o programado no intercâmbio entre Moçambique e Alemanha, prevê-se que a nossa selecção de Sub-17 se desloque àquele país logo depois do Mundial-2010, que decorrerá na vizinha África do Sul. O combinado nacional permanecerá duas semanas em terras germânicas no mês de Julho, para realizar uma série de jogos.

 

Refira-se que este intercâmbio surge na sequência da visita que o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, efectuou à Alemanha em Dezembro de 2008, tendo assinado um acordo para o efeito com a entidade máxima do futebol daquele país. É neste âmbito que se encontra em Maputo um técnico alemão, de nome Spitter Torsten, para coordenar as actividades de formação no Gabinete Técnico da FMF durante quatros anos.

Torsten já está a trabalhar na prospecção de talentos para potenciar as selecções de Sub-17 e Sub-20. A FMF está, neste momento, à procura de treinadores para orientarem as duas selecções, que serão coordenadas pelo germânico, depois de anunciado o fim do contrato com Amade Chababe, então timoneiro dos “Mambinhas”.

 

Segundo Feizal Sidat, o Gabinete Técnico será, este ano, reforçado, mas escusou-se a comentar sobre a renovação, ou não, do contrato com o seleccionador nacional, Mart Nooij, que igualmente supervisionava as selecções de formação.

 

A equipa que hoje defronta os alemães será orientada por Zé Augusto, que era adjunto de Chababe. Esta selecção foi constituída com base no torneio envolvendo as selecções provinciais, cuja fase final realizou-se em Novembro, em Maputo.

 

ACÇÕES DE MASSIFICAÇÃO

 

As Federações Moçambicana e Alemã de Futebol vão abraçar projectos de iniciação no bairro do Albasini e na Catembe, visando, essencialmente, a massificação. Neste contexto, o campo do Albasini está a conhecer algumas obras de reabilitação, envolvendo o melhoramento do piso de terra batida, montagem de vedação e construção de balneários e escritórios. O recinto contará com balizas móveis, próprias para a formação. As obras iniciarão daqui a duas semanas, segundo garantias de Sidat.

 

“O nosso objectivo é a promoção da iniciação tendo como finalidade a massificação. O campo do Albasini tem tido um grande movimento de jovens e crianças que praticam futebol, e queremos aproveitar esta condição para a descoberta de talentos. Faremos um outro projecto idêntico na Catembe”, assegurou a nossa fonte.