Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Terça-feira, 11 DE Novembro 2008

Paulo Jorge (esq) comemora a vitória (C. Bila)
Paulo Jorge (esq) comemora a vitória (C। Bila)


O PROPALADO combate do ano, denominado Combate pela Paz, já lá vai. Paulo Jorge acabou por vencer justamente, mas Nelson Benjamim inconformado quer desforra, o que foi prontamente aceite tanto pelo adversário, assim como pelo patrocinador. Mas antes, Paulo Jorge vai ter que provar as suas capacidades diante de Lucas Sinoia, cuja peleja vai ter lugar ainda este ano. Sinoia quer que o combate se realize em Dezembro de modo a preparar-se melhor. Tudo vai depender da organização e da disponibilidade de Paulo Jorge que ainda precisa de se recompor de algumas lesões na cara contraídas no duelo de domingo à noite.

O Pavilhão do Maxaquene “fervia” de emoção. Toda a família do boxe foi dar àquele local numa noite de verdadeiro espectáculo que não assistíamos há bastante tempo. Os primeiros combates conseguiram reter muita gente ávida em ver o sensacional Paulo Jorge-Nelson Benjamim.

As claques estavam bem definidas. Por um lado, os fãs de Paulo Jorge e, por outro, os de Nelson Benjamim, enquanto tantos outros menos atentes apenas iam questionando qual dos dois estava em forma. Sabia-se que Paulo Jorge estava pesado com quilos a mais fruto de uma paragem prolongada. Sabia-se também que Nelson Benjamim há muito tempo que não subia ao ringue.

Todas as contas eram equacionadas no sentido de que naquele noite haveria um combate entre gigantes, aliado ao facto de ter seis assaltos e sem capacetes e camisetes. O primeiro combate semi-profissional no país.

Mal terminaram os combates de entretenimento, uma voz lá do fundo soou: aí vem o combate mais esperado da noite. O combate entre Paulo Jorge e Nelson Benjamim. As luzes foram apagadas momentaneamente no pavilhão para dar lugar à entrada dos pugilistas, numa altura em que se ouviam estrondos de fogo de artificio para festejar aquele momento ímpar. Paulo Jorge foi o primeiro a entrar para o parquet e posicionar-se junto à sua esquina (azul), antes de subir o escadote e vergar-se entre as cordas para o ringue. Muito sereno e concentrado ergueu os punhos para uma saudação especial ao público, que o ovacionou efusivamente.

Depois foi a vez de Nelson Benjamim também fazer o mesmo rodeado do seu pessoal, entre técnicos e amigos. Cá em baixo, estavam os presidentes da Federação Moçambicana de Boxe e da Associação da Cidade de Maputo da modalidade, acompanhados dos promotores e patrocinadores, para além da própria família de boxe. Destacavam-se ainda, entre os convidados, o músico sul-africano Peny Peny e Danger-Men, este último acusado injustamente no famigerado “caso Albano Silva”.

GOLPES DE RAJADA


Os dois pugilistas, logo que soou o gong, ergueram os punhos e trocaram alguns murros de saudação perante o aplauso do público. A previsão é que Nelson Benjamim tomasse a iniciativa do ataque. Mas foi Paulo Jorge que se lançou ao ataque. Nelson replicava com alguns golpes pouco certeiros.

Contudo, foi a partir do segundo assalto que a vitória de Paulo Jorge começou a desenhar-se. A verdade é que Paulo Jorge foi atirando certeiro e nalguns casos com golpes fortíssimos e estonteantes que só não levaram o seu adversário ao tapete porque estava também muito resistente.

Já no terceiro assalto, Nelson Benjamim reagiu muito bem e numa combinação de esquerda-direita apertou o cerco e Paulo Jorge teve que usar da sua manha (simulações de esquiva) para não perder o controlo.

Porém, daí para a frente e ainda com alguma frescura física, Paulo Jorge foi ao ataque com golpes demolidores. Nelson Benjamim perdeu o norte e com nervos à flor da pele foi tentando inverter o cenário, mas nunca mais o conseguiu, acabando por perder por decisão unânime e acertada dos juízes. Aliás, antes do anúncio do resultado o público já gritava por Paulo Jorge, numa clara alusão que tinha ganho o jogo.

O combate terminou e desportivamente Nelson foi abraçar o seu adversário. Uma atitude bonita, própria de pessoas que encaram esta modalidade como uma outra qualquer. Só que, incompreensivelmente, no meio dos festejos no ringue, Nelson Benjamim desatou aos murros e foi para cima do público à procura de Paulo Jorge que tinha sido levado ao colo pelos fãs.

Ninguém percebeu aquela atitude de Nelson Benjamim, num combate que tinha sido bem disputado durante os seis assaltos. Foi preciso que o Danger-Men subisse ao ringue para acalmar Nelson Benjamim, por sinal seu amigo. Conseguiu-o e tudo ficou resolvido pacificamente.

Os dois pugilistas no final receberam os respectivos prémios. A Paulo Jorge coube 50 mil meticais e a Nelson 20 mil.

Nelson Benjamim ouve o Danger-Men (C. Bila)
Nelson Benjamim ouve o Danger-Men (C. Bila)

SINOIA NA BERLINDA


Lucas Sinoia vai ser o próximo adversário de Paulo Jorge. O combate foi anunciado ainda no domingo depois de todas as partes envolvidas terem chegado a um acordo. O patrocinador, Sidat Sport, já anunciou que colocará à disposição do vencedor 75 mil meticais, mas Sinoia já disse que quer 100 mil meticais.

A avaliar por aquilo que vimos, tudo indica que o combate vai se realizar, a não ser que Paulo Jorge, à última hora, desista, porque mais do ninguém, ele sabe que contra Sinoia outro galo vai cantar.

A organização trabalha para que o combate tenha lugar ainda este mês, lá para os finais, mas Sinoia pediu para que seja em Dezembro, porque precisa de tempo para se preparar. Oxalá tudo corra bem.

publicado por Vaxko Zakarias às 14:16
 O que é? |  O que é? | favorito
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
14
15
16
19
22
23
24
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO