Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Luta pelos títulos agita nadadores da capital - Campeonato arranca hoje na piscina da ANCM


O CAMPEONATO de Natação da Cidade de Maputo tem início esta tarde, na piscina Raimundo Franisse e rodará oito jornadas. Perto de 300 nadadores desfilarão na prova, em representação dos Clubes Golfinhos, Ferroviário, Desportivo, Tubarões e Associação dosTrabalhadores do Banco de Moçambique.
 

Este campeonato tem a particularidade da organização ter introduzido os novos moldes de classificação, que passam a ser por medalhas e não pela pontuação como acontecia antes. As medalhas serão entregues aos melhores no fim de cada jornada.

Para a premiação, estão disponíveis troféus para o primeiro até ao terceiro classificado individual e colectivamente.  

O Golfinhos parte com maior favoritismo para esta prova face à saída de alguns nadadores preponderantes no Ferroviário, que é o seu principal rival. Aliás, os “golfinhos” e os “locomotivas” têm vindo a partilhar os títulos e conquistas das diversas provas organizadas internamente. Porém, o Golfinhos tem estado na dianteira nas últimas edições e ganhou maior tarimba esta época com a participação em vários torneios nas vizinhas Suazilândia e África do Sul. 

O Ferroviário perdeu os irmãos Leonel e Gerúsio Matonse, em seniores masculinos, Jannat e Allan Bique, iniciada e infantil, nadadores que mais contribuíram para as diversas conquistas dos “locomotivas” nos últimos anos. O quarteto passa a representar o Tubarões, que é um dos clubes recém-nascidos na cidade de Maputo.

O campeonato que se inicia hoje prolongar-se-á até 21 do mês em curso. O dia de hoje está reservado à primeira jornada, que será antecedida pelo desfile dos atleta às 17.00 horas. A ronda inaugural comporta 12 provas, nomeadamente 50 metros bruços, 200 livres e 400 estilos, desde pré-iniciados até aos seniores. 

A organização prevê maior competitividade tendo em conta que alguns atletas estiveram recentemente envolvidos em competições internacionais, como é o caso dos Jogos da SADC ( SCSA), na África do Sul, e no Torneio da Juventude, na Índia.