Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 18 DE Novembro 2009

A FUNDAÇÃO Lurdes Mutola, através do seu programa denominado “Passabola”, financiado pela Embaixada da Holanda, lançou ontem, no distrito de Malema, em Nampula, uma iniciativa com cunho desportivo e social, visando a formação de treinadores de futebol, como forma de massificar a prática da modalidade no seio das camadas jovens.

Lurdes Mutola entrega o material a uma das primeiras beneficiárias
O projecto, lançado pela presidente daquela fundação, Maria de Lurdes Mutola, e pelo embaixador da Holanda, Frans Bijvoet, pretende, também, utilizar a força do futebol para juntar as pessoas num certo espaço e transmitir aos jovens mensagens relacionadas com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, diarreicas e a malária, além da gravidez precoce.

Neste momento, o “Passabola” está a ser desenvolvido nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia e agora em Nampula, mais concretamente no distrito de Malema, prevendo-se a sua expansão, a partir do próximo ano, para Ribáuè.

Vinte e cinco treinadores voluntários de futebol foram formados nos primeiros seis meses de existência do projecto em Malema, e a meta é de 100, com o primeiro nível. Os referidos técnicos trabalham na formação de equipas de futebol nas escolas e nas comunidades.

Tico-Tico, “capitão” dos Mambas
O embaixador da Holanda disse que tudo o que inspirou o seu Governo a financiar a iniciativa está relacionado com a necessidade de elevar bem alto a bandeira de Moçambique, que já provou ter potencialidades para ter craques de futebol, apontando como exemplos Chiquinho Conde, Tico-Tico e Dominguez.

A vinda do holandês Mart Nooij, para treinar os “Mambas”, e o envio de moçambicanos para academias de formação de treinadores naquele país inserem-se, segundo o diplomata, num vasto programa de ambos os países visando melhorar a qualidade do futebol praticado, o que passa pela massificação para a descoberta de talentos.

Lurdes Mutola, por seu turno, afirmou ser necessário que os líderes comunitários joguem um papel importante na mobilização dos jovens para a prática do futebol. Prometeu envidar todos os esforços no sentido de mobilizar fundos de vários parceiros com quem a sua fundação trabalha, visando patrocinar a compra de bolas para os jovens, que reclamam a sua escassez.

Entretanto, ontem, Mutola procedeu ao lançamento do “Passabola” na Zambézia, através do distrito de Guruè.

publicado por Vaxko Zakarias às 17:05
 O que é? |  O que é? | favorito
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
15
19
21
22
23
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO