Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

CAN ANGOLA-2010: Preparemos os nossos corações para sofrer



REALMENTE há histórias que se repetem. No percurso da Selecção Nacional de Futebol na 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010 registámos, até aqui, duas situações:

A primeira relacionada com a derrota diante do Egipto pela terceira vez e pelo mesmo resultado de duas bolas sem resposta; a segunda, ligada ao facto de, à semelhança do sucedido na fase de qualificação, termos de apelar a uma inspiração divina de modo a festejarmos o apuramento para a próxima etapa, precisamente na derradeira jornada, a acontecer amanhã, no Estádio Nacional da Tundavala, na cidade do Lubango, frente à Nigéria.


Outro resultado, que não seja somente a vitória, não nos concede a transição para os quartos-de-final, daí a necessidade de prepararmos os nossos corações para um novo sofrimento, tal como sucedeu no memorável dia 14 de Novembro do ano passado, no Estádio da Machava, quando, a escassos oito minutos do final da contenda contra a gigante Tunísia, Dário Monteiro assinou categoricamente o tento da qualificação para terras angolanas. Desta vez, o palco é neutro e o adversário é outro, no entanto, nosso conhecido.

Nesse serpenteado percurso, Moçambique e Nigéria, que se encontram amanhã no Lubango a partir das 17.00 horas locais (18.00 de Maputo), travaram desafios espectaculares e o público a viver os acontecimentos com o credo na boca, dada a incerteza quanto ao desfecho.

No dia 29 de Março, na tarde da gigantesca onda vermelha no vale do Infulene, os dois conjuntos empataram a zero, um resultado que terá sido lisonjeiro para as “Super Águias”, pois, mesmo com as suas estrelas cintilantes, vergaram-se perante o perfume do futebol dos “Mambas”.

A 10 de Outubro, em Abuja, os nigerianos voltaram a confrontar-se com uma equipa moçambicana a exibir-se a contento, acabando por vencer (1-0) somente no período de compensações. Pressionada em face da sua grandiosidade, a Nigéria sabe perfeitamente que carimbar o passaporte para os quartos-de-final não será uma missão nada fácil.

Paralelamente ao conhecimento mútuo entre as duas selecções, há a destacar a desgostosa constatação – para os adeptos nigerianos, claro – de as “Super Águias”, no presente campeonato, se encontrarem bastante longe daquela formação que deslumbrou o mundo com o seu futebol. A Nigéria que vimos actuar em Benguela é uma Nigéria anémica, sem vida e nem tão pouco com os pergaminhos que lhe caracterizam.

Obi Mikel, Yobo, Taiwo Taye, Obasi, Odemwingie, Etuhu, entre outros, não conseguem marcar nenhuma diferença, para além de artistas como Martins, Obinna Nsofor, Chidi Odiah e Nwankwo Kanu nem sequer alinharem. Perante uma Nigéria que não consegue disfarçar a sua cara doentia, será extremamente importante que os “Mambas” joguem com seriedade e muita concentração, sobretudo na retaguarda, pois o adversário, numa jornada de grande aflição, irá buscar toda a sua experiência para se desenvencilhar e conseguir a desejada qualificação.

Os esforços que têm sido empreendidos pela equipa médica moçambicana com vista a ter Dário Monteiro à disposição estão paulatinamente a resultar e tudo indica que o ponta-de-lança irá jogar. Noutro desafio do Grupo “C”, à mesma hora, Benin terá pela frente o já apurado Egipto, em Benguela. Hoje, entretanto, para o Grupo “B”, em Luanda, Gana e Burkina Faso decidem o segundo posto, depois de o primeiro ter sido assegurado pela Costa do Marfim.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.