Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Terça-feira, 31 DE Março 2009

A COBIÇADA presença no Campeonato Africano de Basquetebol de Seniores Masculinos, a realizar-se no próximo mês de Agosto, na Líbia, junta desde ontem, no pavilhão do Maxaquene, três selecções da zona austral, que se digladiam pela única vaga disponível para esta região.

A nóvel formação da Real Sociedade
Trata-se das formações de Moçambique, da África do Sul e do Zimbabwe, que, jogando entre si no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, procurará até sábado obter o passaporte rumo ao “meeting” da verdadeira fina-flor da bola-ao-cesto africana.

Inicialmente previsto para contemplar mais países, casos do Lesotho e da Zâmbia, que habitualmente tomam parte nas qualificações zonais, tanto a nível de clubes como de selecções, a competição de Maputo acabou sendo reduzida a três equipas e, de acordo com o sorteio, as hostilidades abriram ontem à noite com o confronto entre sul-africanos e zimbabweanos, ficando de folga os moçambicanos.

A nossa selecção, que vem preparando com todo o afinco a fase de apuramento para o Afrobásquete da Líbia, entra em prova esta noite, a partir das 19.00 horas, tendo pela frente o Zimbabwe, um adversário “a priori” acessível e que, em caso de vitória, tal como se perspectiva, constituirá um excelente ponto de partida para o confronto de amanhã, perante a África do Sul.

Aliás, com Angola apurada automaticamente na qualidade de detentora do título, a qualificação na Zona VI é dirimida entre moçambicanos e sul-africanos, que nos últimos anos vêm travando batalhas bastante interessantes e que, para infelicidade nossa, nas duas últimas edições foram ganhas pela África do Sul.

Na luta para o Afrobásquete Argélia-2005, a eliminação da nossa selecção constituiu uma dor extremamente profunda para os adeptos moçambicanos da bola-ao-cesto, pois tal ocorreu em plena “catedral”, numa noite em que a festa então preparada acabou por cair em saco roto.

Para o campeonato seguinte, Angola-2007, numa qualificação realizada em Harare, os sul-africanos voltaram a suplantar-nos, criando a sensação de que ultrapassaram-nos nos degraus de desenvolvimento competitivo do basquetebol.

Embora em ambas as ocasiões Moçambique tenha sido convidada pela FIBA-África a tomar parte no Afrobásquete, a verdade manda dizer que, entre nós e sul-africanos, os dois confrontos agendados para amanhã e sábado, servirão de verdadeiro tira-teimas, numa altura em que a Federação Moçambicana de Basquetebol aposta forte no relançamento da modalidade em seniores masculinos, isto é, procurar que suba no “ranking” continental.

CARTILHA DOS “MAMBAS”

Depois da inesquecível tarde de domingo, em que os “Mambas” nos proporcionaram uma partida de excelente nível diante da Nigéria – e em que a selecção de básquete esteve presente nas bancadas do Estádio da Machava – cabe agora aos homens da bola-ao-cesto tudo fazer de forma a honrar o prestígio do país além-fronteiras, garantido a qualificação para Líbia.

A missão é bastante dura, no entanto, acreditamos que Carlos Alberto Niquice (Bitcho), o jovem treinador da equipa, e os seus pupilos saberão oferecer aos moçambicanos mais um motivo de alegria, nesta semana de alegrias desportivas.

Esta mensagem de confiança nas capacidades dos jogadores foi, aliás, transmitida aos próprios pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, quando na noite de sábado os foi cumprimentar, antes de ir jantar com os “Mambas”. No seio dos atletas, é notória a descontracção, mas acima de tudo a certeza na obtenção da almejada qualificação. Uma qualificação à responsabilidade dos seguintes atletas:

Bases – Gerson Novela e André Velasco

Extremos/base – Luís de Barros e Sílvio Letela

Extremos – Jerónimo Bispo, David Canivete Jr., Siade Cossa e Samir Adam

Extremos/poste – Octávio Magoliço e Stélio Nuaila

Postes – Custódio Muchate, Sete Muianga, Ivan Macome e Edson Mondlane.

publicado por Vaxko Zakarias às 11:43
 O que é? |  O que é? | favorito
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
21
22
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO