Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Terça-feira, 05 DE Janeiro 2010


AS férias para os jogadores do Ferroviário de Maputo foram mais curtas comparativamente aos das restantes equipas, visto que iniciaram ontem a sua preparação para as provas que se avizinham:

Campeonato Nacional e Taça de Moçambique, as mais importantes a nível interno, e a Liga dos Campeões Africanos de Futebol, o grande desafio dos “locomotivas” no campo internacional. Aliás, é devido à participação nas Afrotaças que os campeões nacionais foram os primeiros a abrirem a “oficina”, se se atender que têm o primeiro embate agendado para 13/14 de Fevereiro.

A primeira sessão de treinos dos “locomotivas” decorreu num ambiente alegre e num ritmo de descompressão. Face à ausência de Chiquinho Conde, a passar férias em Portugal, o técnico-adjunto Caló orientou a equipa e dividiu-a em dois grupos, que numa peladinha de meia hora foi tirando as ilações da actual condição física dos jogadores. O empenho de todos foi notável, afinal é nesta fase (pré-época) que cada jogador luta por um lugar no plantel. Quem ficou, seguramente, agradado com esta concorrência é a equipa técnica que provavelmente terá dificuldades em compor os 25 atletas, número que se pretende venha a formar o plantel de 2010.

CARAS NOVAS À EXPERIÊNCIA

O campeão nacional abriu a “oficina” e como não podia deixar de ser houve algumas caras novas. Mas não há nenhuma que salta à vista pelo menos em termos de nomes. Ao todo são sete os jogadores que fazem parte do grupo do Ferroviário da pré-época.

Mas os jovens Valdo e Arlindo, idos do Mahafil e Académica, respectivamente, são os que pela primeira vez vestem a camisola do Ferroviário de Maputo, já que os outros cinco regressam após terem estado por empréstimo aos ferroviários de Nampula e Inhambane.

Os juniores também tiveram espaço para se mostrarem num treino que Caló chamou de avaliação de esforço.

LUÍS NÃO TREINOU

O avançado Luís, uma das unidades nucleares do ataque, melhor marcador do Moçambola 2008, não participou na primeira sessão de treinos devido a uma lesão no dedo do pé. Mas amanhã o “artilheiro” poderá estar em condições de calçar as chuteiras e fazer-se ao relvado do campo do Ferroviário da Baixa.

À semelhança de Luís, mas por outros motivos, estiveram ausentes os internacionais Danito Parruque, Momed Hagy e Whisky, todos ao serviço dos “Mambas”, que se prepararam na África do Sul tendo em vista o CAN. Ao contrário de Luís, é bem provável que o corpo técnico, que ficará completo na próxima semana com a chegada de Chiquinho Conde, não conte por um bom período com alguns jogadores preponderantes que estarão no CAN, que só termina em finais deste mês.

No quadro da sua preparação, o Ferroviário, que terá como adversário o Mitsamiouli, das Comores, tem agendado um estágio na África do Sul a partir do dia 13 de Janeiro, portanto na próxima quarta-feira.

Segundo Caló, é desejo da equipa técnica que o plantel já esteja formado para a partir daí começar-se a trabalhar com aqueles que realmente formarão o plantel “locomotiva”.

“Chiquinho Conde deve chegar na segunda-feira. Aguardamos por ele para melhor decidirmos esses aspectos ligados à formação do plantel. Mas é certo que andemos nos 25 jogadores e é com este grupo, que queremos trabalhar, depois desta semana que estaremos a avaliar os novatos”.

Em relação aos reforços de “peso”, este afirmou que o departamento de futebol está a trabalhar nesse sentido.
publicado por Vaxko Zakarias às 12:20
 O que é? |  O que é? | favorito
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
16
17
23
24
30
31
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO