Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 10 DE Setembro 2009

A SELECÇÃO Nacional de futebol inicia a disputa das eliminatórias de acesso à fase final do CAN-Interno de 2011, no Sudão, com o Malawi, em Março, segundo ditou o sorteio realizado na sede da Confederação Africana da modalidade (CAF), no Cairo.

Prewperação do proximo jogo com o Malawi
Os “Mambas” tiveram a sorte de poder iniciar a corrida para a prova africana que congrega as selecções constituídas pelos jogadores que actuam nos campeonatos internos em casa, devendo defrontar os malawianos a 14 de Março para a primeira “mão”. O jogo da segunda “mão” realiza-se a 27 do mesmo mês, em Blantyre.

Entretanto, a qualificação continuará a ser disputada por zonas e a região austral vai apurar três equipas para a fase final, mais uma que a última edição realizada ano passado, na Costa do Marfim, e que foi ganha pela RD Congo, que bateu o Gana na final, por 2-0. Isto acontecerá porque a CAF elevou o número de participantes na fase final de oito para 16 equipas, o que se assemelha ao CAN normal, cuja próxima edição terá lugar em Angola, no próximo ano.

Entretanto, são cinco jogos agendados para a primeira eliminatória regional e que se realizarão no mesmo período, ou seja nos dias 17 e 27 de Março, respectivamente.

Para além do jogo Moçambique-Malawi, a primeira eliminatória contempla as partidas África do Sul-Botswana, Angola-Madagáscar, Namíbia-Seychelles e Zimbabwe-Suazilândia. Zâmbia é a única equipa que fica de fora nesta fase, porque goza do privilégio de ter conseguido marcar presença na fase final da finda edição.

Recordar que os “Mambas” foram afastados pelos angolanos na corrida para Costa do Marfim.

A fase preliminar, ou seja de apuramento das 16 equipas que marcarão presença no Sudão, envolve 41 equipas.

Enquanto isto, a CAF não aprovou a candidatura da Líbia para acolher a terceira edição, em 2013, isto porque aquele país do norte da África será palco do CAN-2014. A CAF teve assim que prolongar o prazo de candidaturas até 31 de Dezembro para dar espaço a outros concorrentes.

OUTUBRO CARREGADO PARA OS “MAMBAS”

O mês de Outubro será muito carregado para os “Mambas” que, após defrontarem a Nigéria, no dia 10, em Abuja, deverão entrar logo de imediato na disputa do Torneio da Cosafa, a realizar-se na vizinha República da África do Sul de 14 a 24 do mesmo mês.

Contudo, o torneio acaba favorecendo de certo modo ao combinado nacional, para além de outras selecções que continuam na corrida para o CAN e Mundial-2010, sendo que vai contar com maior espaço de rodagem a anteceder o jogo com Tunísia, em Novembro, sobretudo para os jogadores que actuam internamente e que procuram espaço na equipa principal.

Aliás, nem todos os “Mambas” que jogam em campeonatos externos terão oportunidade de se fazerem a esta competição, porque não é da agenda da CAF/FIFA, o que por si deixa claro que o seleccionador nacional Mart Nooij terá que optar por jogadores dos campeonatos internos.

publicado por Vaxko Zakarias às 15:40
 O que é? |  O que é? | favorito
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
18
19
20
21
25
26
27
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO