Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 09 DE Outubro 2008

XADREZISTAS nacionais ensaiam vários sistemas no tabuleiro para não desiludir nas Olimpíadas da Alemanha, que terão lugar na cidade de Bresden de 13 a 25 de Novembro próximo, em que, como é óbvio, estarão presente os melhores do mundo.


Campeonato de Xadrez da Zona Austral: Moçambicanos em desvantagem
Moçambique participará no evento com cinco xadrezistas, nomeadamente Mateus Viageiro, Wilton Calicoca, Miguel Maconi, Mariano Maia e Pedro Ventura, respectivamente vice-campeão nacional, terceiro, quarto, quinto e sexto classificados na última edição do campeonato de seniores masculinos. Pedro Ventura vai actuar na condição de suplente.

O mestre e campeão nacional em título, Ivan Andrade, é o maior ausente. O conceituado xadrezista desistiu de competir no ano passado, para atender compromissos académicos.

Assim, Mateus Viageiro, que se tornou mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) nas Olimpíadas de Itália, em 2006, é a principal aposta da selecção e vai concorrer ao título de mestre internacional, devendo, para o efeito, reunir no mínimo 80 por cento dos pontos dos 11 possíveis, o que não se aventa fácil. Viageiro é o único moçambicano que atingiu aquele estatuto.

O objectivo principal da selecção nacional é de conseguir 50 por cento dos pontos possíveis, tendo em conta que cada selecção fará quatro jogos por cada uma das 11 jornadas da prova.

O outro desafio da equipa nacional é estar entre os cinco melhores lugares africanos, facto que o presidente da Federação Moçambicana de Xadrez, Pedro Chambule, que chefiará a delegação, considera de difícil alcance uma vez que os moçambicanos não têm sequer conseguido estar entre os primeiros três lugares na região austral onde Moçambique está integrado.

PEDRO CHAMBULE NA ASSEMBLEIA DA FIDE

Paralelamente às Olimpíadas, decorrerá a assembelia geral ordinária da FIDE que é convocada de dois em dois anos, reunindo os presidentes das federações de quase todo o mundo. No encontro, no qual Moçambique será representado por Pedro Chambule, serão debatidos e aprovados os relatórios de actividades e contas dos últimos dois anos.

Serão igualmente analisadas e aprovadas as candidaturas para os próximos campeonatos mundiais, continentais e zonais, bem como os respectivos calendários. Debater-se-á e aprovará o orçamento para os próximos dois anos.

publicado por Vaxko Zakarias às 11:18
 O que é? |  O que é? | favorito
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
18
19
22
25
26
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO