Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Desportos náuticos ganham novo impulso

OS desportos náuticos, com particular realce para vela e canoagem, poderão ganhar um novo impulso, a partir da sua massificação e desmistificação de determinados estigmas relacionados com o mar por parte da população.

Guides Cossa e Inácio Bernardo rubricam o memorando
Tendo em conta esta perspectiva, o Ministério da Juventude e Desportos (MJD) e a Escola Superior de Ciências Náuticas (ESCN) rubricaram ontem um memorando de entendimento, cuja finalidade é fazer com que esta instituição de ensino tenha o necessário envolvimento na activação destas modalidades.

Como primeiro passo, o Ministério cedeu à Escola Superior de Ciências Náuticas a gestão do Centro Náutico da Catembe, outrora um dos grandes pólos de dinamização daqueles desportos. Doravante, o que se pretende é que Catembe volte a ser um espaço privilegiado para a prática da vela, da canoagem, do remo, da natação, entre outras disciplinas, com os canos virados para a massificação, nomeadamente os jovens.

Acima de tudo, conforme foi destacado no acto da assinatura do referido memorando, através dos Directores Nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, e da Escola Náutica, Guides Cossa, pretende-se explorar ao máximo o potencial existente ao longo da baía de Maputo, onde se têm destacado vários praticantes, mas a título recreativo.

O Ministério da Juventude e Desportos, pensando nos Jogos Africanos de Maputo-2011, nos quais a vela e a canoagem deverão ser contempladas, decidiu abraçar este novo projecto, firmando uma aliança com a Escola Superior de Ciências Náuticas, que possui gente de facto interessada nesta matéria, bem como os Clubes Marítimo e Naval, tradicionais praticantes destas modalidades e que foram convidados ao acto da assinatura do memorando.