Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

Dez anos depois: Goto volta a funcionar

A PISCINA Olímpica do Goto, na cidade da Beira, volta à actividade a partir de amanhã depois da sua prevista reinauguração pelo Reitor da Universidade Pedagógica (UP), Rogério Utui.

A Piscina Olímpica do Goto
O facto acontece volvidos mais de 10 anos depois da sua paralisação devido ao estado de degradação em que se encontrava tendo havido a primeira tentativa de restauração que, no entanto, não resultou.

Foi em 2002 que o Governo, através da Direcção Provincial da Juventude e Desportos tentou reerguer aquele parque desportivo tendo para o efeito disponibilizado fundos, que na altura rondavam cerca de um milhão de meticais, ou seja, um bilião da antiga família.

Depois do inicio das obras, e quando tudo parecia que estava andando conforme o projectado, houve problemas técnicos detectados pela equipa de inspecção multissectorial das Obras Publicas e Habitação e da Juventude e Desportos. Esta situação levou a que fossem recomendadas alterações, principalmente nas máquinas e na bacia, facto que provocou um desentendimento entre o empreiteiro e o Governo e a consequente paralisação das obras.

Este dilema chegou mesmo a colocar um “braço de ferro” entre o empreiteiro e o Governo com o primeiro a exigir mais dinheiro para a conclusão das obras e o Executivo a pedir que estas fossem finalizadas.

Quando há cerca de cinco anos a UP abriu a Faculdade de Educação Física e Desportos na capital de Sofala, esta instituição solicitou a utilização do espaço da Piscina do Goto para aulas. A partir daí, começou se a desenhar um futuro mais promissor para aquela infra-estrutura, pois era necessária a sua reactivação não só para a leccionação de aulas de natação como, também, para servir de base para escolas de iniciação desta modalidade principalmente para as crianças das comunidades daquele bairro e zonas circunvizinhas.

Neste momento, as obras estão concluídas encontrando-se as máquinas na recta final da sua montagem, incluindo a colocação de cordas depois da construção do muro de vedação, colocação de energia eléctrica, pintura da bacia e reabilitação das bancadas.

Com a reinauguração da Piscina do Goto, a cidade da Beira passa a ter duas unidades de natação olímpicas incluindo a outra pertencente ao Ferroviário da Beira, e outras duas de 25 metros, nomeadamente do Clube Náutico e da Açucareira de Moçambique o que poderá, certamente, contribuir para o fortalecimento da modalidade.

António Janeiro

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.