Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quinta-feira, 20 DE Agosto 2009

A PISCINA Olímpica do Goto, na cidade da Beira, volta à actividade a partir de amanhã depois da sua prevista reinauguração pelo Reitor da Universidade Pedagógica (UP), Rogério Utui.

A Piscina Olímpica do Goto
O facto acontece volvidos mais de 10 anos depois da sua paralisação devido ao estado de degradação em que se encontrava tendo havido a primeira tentativa de restauração que, no entanto, não resultou.

Foi em 2002 que o Governo, através da Direcção Provincial da Juventude e Desportos tentou reerguer aquele parque desportivo tendo para o efeito disponibilizado fundos, que na altura rondavam cerca de um milhão de meticais, ou seja, um bilião da antiga família.

Depois do inicio das obras, e quando tudo parecia que estava andando conforme o projectado, houve problemas técnicos detectados pela equipa de inspecção multissectorial das Obras Publicas e Habitação e da Juventude e Desportos. Esta situação levou a que fossem recomendadas alterações, principalmente nas máquinas e na bacia, facto que provocou um desentendimento entre o empreiteiro e o Governo e a consequente paralisação das obras.

Este dilema chegou mesmo a colocar um “braço de ferro” entre o empreiteiro e o Governo com o primeiro a exigir mais dinheiro para a conclusão das obras e o Executivo a pedir que estas fossem finalizadas.

Quando há cerca de cinco anos a UP abriu a Faculdade de Educação Física e Desportos na capital de Sofala, esta instituição solicitou a utilização do espaço da Piscina do Goto para aulas. A partir daí, começou se a desenhar um futuro mais promissor para aquela infra-estrutura, pois era necessária a sua reactivação não só para a leccionação de aulas de natação como, também, para servir de base para escolas de iniciação desta modalidade principalmente para as crianças das comunidades daquele bairro e zonas circunvizinhas.

Neste momento, as obras estão concluídas encontrando-se as máquinas na recta final da sua montagem, incluindo a colocação de cordas depois da construção do muro de vedação, colocação de energia eléctrica, pintura da bacia e reabilitação das bancadas.

Com a reinauguração da Piscina do Goto, a cidade da Beira passa a ter duas unidades de natação olímpicas incluindo a outra pertencente ao Ferroviário da Beira, e outras duas de 25 metros, nomeadamente do Clube Náutico e da Açucareira de Moçambique o que poderá, certamente, contribuir para o fortalecimento da modalidade.

António Janeiro

publicado por Vaxko Zakarias às 14:57
 O que é? |  O que é? | favorito
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
16
17
21
22
23
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO