Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

centro de documentação e informação desportiva de moçambique

Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo

JOGOS DA LUSOFONIA : Consumou-se o que já se temia!

ANTES da partida para esta segunda edição dos Jogos da Lusofonia houve divergências de opinião entre os dirigentes desportivos moçambicanos.

Só que, logo à primeira, e diante dos mais fracos, bateu com o “focinho” na tabela
Uns defendiam a exclusão do basquetebol masculino no torneio, outros sustentavam a tese de que os rapazes deviam fazer parte da delegação, até porque este torneio seria-lhes muito benéfico para a sua preparação para o Campeonato Africano que se realiza já próximo mês na Líbia. A segunda hipótese acabou vincando e cá o básquete masculino veio.

Só que, logo à primeira, e diante dos mais fracos, bateu com o “focinho” na tabela, perdendo com a Guiné-Bissau, por 67-73, e ficando automaticamente fora da corrida do título, correndo inclusivamente o risco de ficar em último na sexta-feira na luta com São Tomé e Príncipe pelo sétimo lugar. O futebol entrou bem. Na estreia, sábado, os “Mambinhas” de Sub-20 venceram a Índia, por 2-0. Mas ontem perderam diante de Angola, por uns expressivos 5-0. Hoje é a vez do atletismo, com Kurt Couto e Leonor Piúza a entrarem em prova, no único dia reservado a esta modalidade.

A derrota de sábado veio a provar que a selecção nacional de basquetebol sénior masculina, a um mês do Campeonato Africano, Líbia-2009, não está em condições de prestigiar o país, seja em qual for o evento que tomar parte. É que neste torneio da Lusofonia Moçambique foi colocado no grupo dos mais fracos juntamente com a Guiné-Bissau, Macau e São Tomé e Príncipe, do qual se deveriam apurar os dois que se juntariam a Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde.

Quem assim pensou teve a sua razão, pois nem deste grupo, do segundo plano, conseguimos sair. Que vergonha(!), perdemos frente a uma Guiné-Bissau que nem do panorama basquetebolístico africano consta.

No outro jogo, Macau derrotou São Tomé e Príncipe, por 107-77. Assim, Guiné-Bissau e Macau juntaram-se aos “colossos” Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde que vão disputar o título. E caso Moçambique não vença São Tomé e Príncipe, na sexta-feira, será o último deste evento da Lusofonia.

O BIS DE MANINHO

Numa tarde bastante quente, Moçambique derrotou sábado, na sua estreia, a Índia, por 2-0, numa partida em que Maninho foi a grande estrela ao apontar os dois tentos, sendo o primeiro na etapa inicial e o segundo na parte conclusiva. Enquanto tantos outros ficaram por marcar!

O dia foi negro para os portugueses, que depois de tanto falarem acabaram por sucumbir diante de Cabo Verde, por uma bola sem resposta, golo de “penalty” conseguido nos derradeiros minutos.

Depois de ontem termos jogado com Angola, hoje teremos pela frente Portugal, naquilo que será a última presença nacional nesta modalidade.

KURT E LEONOR: QUEM VAI AO PÓDIO?

Leonor Piuza uma das nossas esperanças do Atletismo Nacional
Contrariamente ao que tem sido habitual neste tipo de eventos, o atletismo não será a última modalidade a entrar em acção, pois foi programada para o dia de hoje, dado o número reduzido de competidores.

Assim, Kurt Couto, nos 400 metros barreiras, e Leonor Piúza, nos 800, os únicos representantes nacionais até então, vão tentar as primeiras medalhas para Moçambique.

A questão que se coloca é a seguinte: quem subirá ao pódio? Se forem os dois, melhor…

Para Moçambique, a estreia na olimpíada chinesa aconteceu ontem, através do judoca Edson Madeira, derrotado pelo holandês Dex Elmont
Entretanto, as outras modalidades individuais em que o nosso país se faz presente, nomeadamente judo (Edson Madeira e Bruno Luzia) e taekwondo (Edson Barama e Nicolau Sambo) só arrancam amanhã e quinta-feira, respectivamente.

Em basquetebol feminino, onde estão centradas as esperanças de conquistar uma medalha de ouro, Moçambique estreia-se amanhã diante do anfitrião.

Gil Carvalho, em Lisboa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.