Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Quarta-feira, 25 DE Fevereiro 2009
Ilídio Caifaz, presidente da FMB (segundo da esq para dir.)
É JÁ no dia 7 de Março que arrancam as competições em todas as províncias do país. Esta é a indicação e a vontade manifestada pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), que pretende fazer de 2009 um ano em cheio para os amantes da bola-ao-cesto.

Com efeito, está programada uma série de provas, entre nacionais e estrangeiras, com destaque a nível doméstico para a introdução da Taça de Moçambique em Seniores Masculinos, uma inovação da FMB que promete ser espectacular e emocionante, visto que envolverá equipas de variadas divisões da nata da bola-ao-cesto.

A nível internacional, destaque vai para a primeira edição do Campeonato Africano de Sub-16, evento que se realizará na capital do país entre 24 de Julho e 2 de Agosto.

De resto, os adeptos do básquete não poderão se queixar de não terem a oportunidade de assistir a jogos de primeira água, pois de 28 de Março a 4 de Abril, a cidade de Maputo será anfitriã da fase preliminar de acesso à fase final do Campeonato Africano de Seniores Masculinos, prova que nos últimos anos tem sido dominada por Angola.

Ainda na vertente internacional há que salientar a realização da Taça dos Clubes Campeões em femininos, competição em que o Desportivo é bicampeão. Porquanto os moçambicanos estão ávidos para verem as águias atacarem o tri em Outubro.

O Campeonato Mundial de Sub-19, em femininos, de Banguecoque, Tailândia, é outra que prova que estará no centro das atenções, isto entre 23 de Julho a 2 de Agosto, bem como os Jogos da Lusofonia e as Universíadas Mundiais, provas aprazadas para Julho.

O número de provas previstas para este ano enche de satisfação Ilídio Caifaz, presidente da FMB, mas ao mesmo tempo será uma boa dor de cabeça para o dirigente visto que terá que articular as provas nacionais com as internacionais, facto que tem criado alguns sobressaltos no plano de actividades.

Todavia, aquele dirigente falando ontem aos órgãos de comunicação social, no decurso de uma conferência de imprensa, mostrou-se despreocupado com esta situação: tudo está a ser articulado para que não haja qualquer tipo de falha. O programa das provas nacionais será idealizado de acordo com o plano de eventos internacionais.

Aliás, o presente ano será de carga também a nível de provas domésticas, se se atender que para além da introdução da Taça de Moçambique está prevista a realização do Festival de Iniciação de Sub-14, o Torneio da Independência em Juvenis e Juniores e o Campeonato Nacional de Selecções Provinciais em juvenis.

Imagem Corporativa da liga vodacom
Ainda a nível de provas nacionais, importa referir a realização da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol – Vodacom em seniores masculinos, prova que encheu de prestigio não só a referida modalidade como o desporto no geral. É uma das prioridades da FMB garantir mais uma vez o sucesso desta prova.

Ilídio Caifaz manifestou a vontade de ver, este ano, uma Liga semelhante, mas em femininos. Para o efeito diz ter feito alguns contactos à busca de patrocínios.

À margem destas competições, a FMB pretende desenvolver várias acções de formação que passam pela capacitação de treinadores de nível II da FIIBA.

A formação de comissários, árbitros e juízes é outra das actividades das inúmeras actividades programadas para este ano. É desejo de Ilídio Caifaz ver os árbitros renovarem as suas carteiras de árbitros internacionais.

publicado por Vaxko Zakarias às 16:14
 O que é? |  O que é? | favorito
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
20
21
22
26
27
28
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO