Este blog tem como objectivo difundir a documentação de carácter desportivo
Sexta-feira, 06 DE Novembro 2009

HABITUALMENTE, vemos o Estádio da Machava a rebentar pelas costuras quando se trata dos “Mambas”.

Casa cheia no Vale do Infulene!
O exemplo mais flagrante, este ano, foi-nos oferecido pelo 29 de Março, dia do ainda conservado na nossa retina Moçambique-Nigéria. Quando se trata de competições domésticas, dificilmente enchemos a “catedral”, salvo honrosas excepções. No entanto, pelo fervilhar quotidiano em redor do emblemático Ferroviário-Desportivo deste domingo, a partir das 15:00 horas, que para além da titânica discussão do título entre as duas formações mais regulares do Moçambola-2009 se aguarda um espectáculo doutra galáxia, espera-se casa cheia no Vale do Infulene.

Os atractivos são dos mais variados: nas quatro linhas, testemunharemos a inquestionável classe de Danito Parruque e Nelinho, Momed Hagy e Muandro, Jotamo e Mexer, Jerry e Aníbal, Luís e Binó, Maurício e Muandro, Whisky e Zainadine Júnior, sob a batuta de dois homens que já provaram a sua competência profissional, Chiquinho Conde e Artur Semedo.

Nas bancadas, claques verdadeiramente fervorosas e que do primeiro ao último minuto não descansarão no apoio às suas equipas, naturalmente festejando no fim aquela cujo clube ter-se-á sagrado campeão nacional. Em ambas as hostes, a preparação deste grandioso embate vai ganhando mais seriedade, com os artistas a assumirem a tarde de domingo com uma responsabilidade extraordinária. Espera-se um grande espectáculo de futebol e que o público que lotará o Estádio da Machava saia satisfeito e com a sua expectativa integralmente preenchida.

Pormenor do Estádio Machava
Fora da componente iminentemente competitiva, o Ferroviário, na qualidade de anfitrião, desdobra-se em várias acções de organização, de forma que tudo se desenrole a contento. É dentro desta perspectiva que, tendo em atenção a enchente que se espera, colocará à disposição dos espectadores 30 mil bilhetes, ao preço único de 50 meticais, os quais poderão ser adquiridos a partir desta manhã, em diversos pontos da capital do país, com destaque para a sede do clube, Estação Central dos Caminhos de Ferro, campo do Ferroviário da Baixa e, no próprio dia do jogo, no Estádio da Machava, cujos portões abrirão às 12.30 horas.

As crianças até aos 14 anos terão entrada gratuita, no portão que normalmente lhes é destinado, o chamado “Soweto”. Petizes de diversos orfanatos, num total de 200, estarão também no Vale do Infulene, no âmbito do projecto “Locomotiva de Esperança”.

Ao todo, espera-se cerca de cinco mil crianças que marcarão a sua presença nesta festa do Moçambola-2009, com o apuramento do respectivo vencedor. Para permitir ao público o fácil acesso ao “teatro das operações”, os “locomotivas” coordenaram com os Transportes Públicos de Maputo para o reforço de carreiras, a partir de vários bairros da cidade.

Entretanto, a 26ª e derradeira jornada do Moçambola-2009 terá, noutros relvados, também motivos de atracção, com particular realce para os palcos que acolherão, igualmente no domingo, desafios em que estará em discussão a permanência no escalão principal.

Referimo-nos, concretamente, ao Estádio Municipal 1º de Maio, onde jogarão FC Lichinga e Atlético Muçulmano; campo do Ferroviário da Beira, com os donos da casa a receberem o Textáfrica; e campo do Desportivo de Tete, local do jogo entre Chingale e Ferroviário de Nampula. Até aqui, somente é conhecido um despromovido, o Ferroviário de Nacala, que espera pelos seus “acompanhantes”.

Na lista figuram FC Lichinga, Atlético Muçulmano, Textáfrica, Chingale e Ferroviário de Nampula. Portanto, como se pode depreender, deste quinteto dois emblemas serão riscados do campeonato do próximo ano, pelo que, à semelhança do Estádio da Machava, espera-se nesses embates muita luta e, no fim, alegria de uns e tristeza de outros.

Ainda no domingo, os “locomotivas” de Nacala jogarão com a HCB de Songo, enquanto amanhã terão lugar duas partidas sem qualquer interferência na discussão à volta do título e da permanência: Costa do Sol-Maxaquene, no relvado dos “canarinhos”, e Liga Muçulmana-Matchedje, no campo dos “tricolores”, na Machava.

CALENDÁRIO DA 26ª JORNADA

AMANHÃ

Campo do Costa do Sol

15.00h – Costa do Sol-Maxaquene

Campo do Maxaquene (Machava)

15.00h – Liga Muçulmana-Matchedje

DOMINGO

Estádio da Machava

15.00h – Fer. Maputo-Desportivo

Campo do Fer. Beira

15.00h – Fer. Beira-Textáfrica

Campo do Desportivo de Tete

15.00h – Chingale-Fer. Nampula

Estádio 25 de Junho

15.00h – Fer. Nacala-HCB de Songo

Estádio Municipal 1º de Maio

15.00h – FC Lichinga-Atlético Muçulmano

publicado por Vaxko Zakarias às 11:37
 O que é? |  O que é? | favorito
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
14
15
19
21
22
23
27
28
29
tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Joga se hoje em Lichinga ataça de Moçambiqui as fo...
Eu acho que já é o momento para a Federação Moçamb...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
MANOSTAXXMapa Europeu dos Salarios por Paíshttps:/...
Para auxiliar no treino nada melhor do que receita...
Entao e em 2016 nao havera????
Gostaria de salientar que a tentativa de mínimo nã...
blogs SAPO